Cidades

Gestão de Rogério Cruz investe na arborização de Goiânia, que, no mês de maio, recebe floradas das paineiras

Publicado

em

As ações da Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), para revitalização de parques e reservas ambientais, asseguram à cidade o título de Capital Verde do Brasil. Nos primeiros 15 meses da gestão do prefeito Rogério Cruz, foram plantadas 121,9 mil árvores. No mês de maio, o município recebe as floradas das paineiras, que embelezam as ruas.

Conhecidas como barrigudas, as paineiras atraem grande número de pássaros, principalmente periquitos-de-encontro-amarelo, que se alimentam de seus frutos, e abelhas, borboletas e beija-flores, que se fartam de néctar e pólen.

A depender da época do ano, o espetáculo das floradas também é proporcionado por ipês (roxo, rosa, amarelo e branco), e flores do cega-machado, jacarandá-mimoso, cássia-javanesa, escumilha-africana e sibipirunas.

“Paineiras colorem nossas ruas e, já no segundo semestre, são os ipês que trazem mais beleza à capital. Goiânia é, realmente, abençoada pela natureza”, afirma Rogério Cruz, que destaca o empenho e dedicação dos servidores da Amma e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) no cuidado com a cidade.

Ele reforça o desejo de tornar a cidade a mais verde do mundo. “Este é o pontapé inicial. Em breve seremos a número um no mundo”, declara.

Presidente da Amma, Luan Alves afirma que, além da beleza das flores que enfeitam as ruas, praças e parques de Goiânia, “o lado ambiental benéfico das árvores é essencial para proporcionar bem-estar à população”.

Ele aponta que “as árvores absorvem gás carbônico e emitem oxigênio, filtram o ar, diminuem a poluição sonora, aumentam a biodiversidade e reduzem o nível de estresse das pessoas, dentre outros benefícios”.

READ  Goiânia gera mais de 12 mil empregos formais no primeiro trimestre de 2022, e ocupa 5º posição no ranking nacional, revela Caged

Em reforço à arborização da cidade, a prefeitura conta com programas criados pela Amma: o Disque Árvore e ArborizaGyn.

O Disque-Árvore faz a entrega, gratuitamente, em domicílio, de mudas para a população, para compensar a retirada de árvores de grande porte, que foram erroneamente plantadas em calçadas estreitas e sob fiação.

Já o ArborizaGyn foi lançado em novembro de 2021 pelo prefeito Rogério Cruz. Em uma ação histórica, a prefeitura plantou, de forma simultânea, 50 mil mudas nativas em três pontos da capital: Parque Três Marias, no Jardim Presidente, Alameda Andrelino de Morais, no Setor Faiçalville, e Parque Cascavel. A ação foi realizada pela Amma, em parceria com a Comurg.

Além das 121,9 mil mudas de árvores plantadas desde o início da gestão, a administração municipal revitalizou 23 dos 62 parques da capital, além de 257 praças. Mais nove parques estão em processo de implantação. A prefeitura entregou os parques Leonardo Peixoto, Antônio Wagno Codó, a segunda etapa do parque Sargento David Luiz, e a reconstrução do Bosque dos Anjos, na atual gestão.

A Amma deu início à repaginação de outros 36 parques já existentes, por meio de reforma ou construção de equipamentos como quadras e campos esportivos, bancos, lixeiras, pista de cooper, academia ao ar livre, iluminação, dentre outros.

Flores no Parque
No mês de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Goiânia lançou o Projeto Flores no Parque, iniciativa que promove o plantio de espécies ornamentais na capital. A ação começou por quatro parques das regiões Sul e Oeste, que receberam mais de 17 mil mudas resistentes a variações climáticas.

READ  Força-tarefa entrega cartões do Mães de Goiás em Goiânia

O primeiro a receber o projeto foi o Parque Vaca Brava, no Setor Bueno. Lá, foram cultivadas 10 mil mudas de Vinca Mix e Tagete Amarelo, flores resistentes ao clima quente e que florescem no verão e na primavera.

Em seguida, o Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, recebeu 3.648 mudas ornamentais, em formato de flor, das espécies Vinca Mix, Tagete Amarelo e Sálvia Red. As inclusões mais recentes foram no Parque da Lagoa, no Parque Industrial João Braz, Jardim Botânico, e Areião.

Rogério Cruz pontua que o trabalho de revitalização dos parques da capital, que passa pelo plantio de espécies nativas do Cerrado, inclusive frutíferas e, agora, mudas ornamentais, são fundamentais para tornar Goiânia ainda mais verde.

“Nossos parques recebem projetos paisagísticos que ampliam as possibilidades de abrigo e alimento para os animais”, afirma o prefeito. “Agora, com o Projeto Flores, os espaços públicos ganham mudas que, além de deixá-los mais bonitos, contribuem consideravelmente com a preservação ambiental”, observa.

O presidente da Amma também ressalta o trabalho das equipes de arborização. “São ações fundamentais para a preservação do meio ambiente, além de deixar os espaços de convivência ainda mais agradáveis para as famílias que os frequentam”, diz.

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA