Tocantins

Gestores destacam alcance social dos equipamentos entregues pelo Governo do Tocantins

Publicado

em


Gestores destacam alcance social dos equipamentos entregues pelo Governo do Tocantins

01/03/2021 – Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

Com objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e social dos municípios tocantinenses por meio do incentivo à produção agrícola e educação rural, o Governo do Estado do Tocantins entregou na tarde desta segunda-feira, 1, máquinas pesadas, implementos agrícolas e ônibus escolares a mais 16 gestores municipais. A ação aconteceu no Palácio Araguaia, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para evitar o contágio do novo coronavírus.

Durante a entrega dos tratores, retroescavadeiras, pás carregadeiras e ônibus escolares, o vice-governador Wanderlei Barbosa, representando o governador Mauro Carlesse, destacou o caráter municipalista da gestão estadual. “O Estado está focado nesse projeto municipalista. Estamos olhando para as dificuldades dos nossos municípios, principalmente neste período de chuvas. O Governo está atento e pronto para ajudar a minimizar as dificuldades”, assegurou.

Os recursos para aquisição das máquinas pesadas e veículos escolares são da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional. A ação visa melhorar a infraestrutura, impulsionando obras de recuperação de estradas urbanas e vicinais que vão favorecer o escoamento da produção agrícola, além de gerar qualidade de vida aos alunos da zona rural.

Para o prefeito de Peixe, César Augusto, que recebeu um trator e os implementos, a iniciativa chega em boa hora e representa a oportunidade de melhorar a qualidade de vida da comunidade. “É muito importante, principalmente quando a gente recebe um município sem condições de fazer investimentos em equipamentos. Com certeza será de grande valia para o município e para os pequenos produtores, que terão um equipamento à disposição para o preparo da terra”, ressaltou. 

Paulo Roberto, de Taguatinga, também compartilhou da mesma opinião. “É importantíssimo para o desenvolvimento do pequeno produtor rural. Nós precisamos ter esse tipo de apoio e esse está chegando em uma hora muito boa, em início de mandato, onde as máquinas não estão em boas condições de uso. Esse trator chega dando um excelente apoio e agradecemos ao governo do Estado pela iniciativa”, comemorou.

Já o prefeito reeleito de Silvanópolis, Gernivon Pereira, lembrou que o seu município já recebeu vários equipamentos e agora foi contemplado com mais um trator. “Fui contemplado o ano passado com vários equipamentos e foi possível realizar um belo trabalho, que foi desde a limpeza da cidade à agricultura familiar. Temos uma grande demanda e agora com mais um trator, graças a Deus e à essa iniciativa, vamos conseguir dar uma grande parcela de contribuição para os pequenos produtores e na melhoria das estradas para o transporte da nossa produção”.

O prefeito de Talismã, Diogo Borges, recebeu um trator e um ônibus escolar e classificou o fato como importantíssimo para a sua gestão. “Tudo indica que as aulas devem retornar em breve e precisamos transportar os nossos alunos com segurança. Esse ônibus se junta aos outros dois entregues anteriormente pelo Governo do Tocantins e o trator recebido hoje será utilizado no apoio aos assentamentos e aos pequenos produtores. É uma forma de o Governo do Estado participar com a gente da vida dos produtores e da nossa comunidade escolar”, explicou.

Já a prefeita de Itaguatins, Ivoneide Barreto, recebeu um trator equipado, que vai ajudar bastante no preparo da terra para o segmento da agricultura familiar do seu município. “Eu agradeço ao Governo do Tocantins e à bancada federal pelo esforço para adquirir esses equipamentos para os municípios. Nos municípios da região norte prevalece o pequeno produtor, que sobrevive da agricultura familiar, portanto, precisamos muito ajudar esse segmento, para que ele aumente sua produção, melhore a qualidade de vida e, automaticamente, fortaleça a economia do município”, frisou.

O município de Itapiratins foi contemplado com uma retroescavadeira e um trator. “Agradecemos ao Governo por mais essa aquisição que vai permitir melhorar as estradas vicinais nesse período chuvoso e aquecer a economia”, pontuou o prefeito Sandro Rodrigues.

Entrega gradual

As entregas das máquinas e ônibus estão sendo realizadas gradativamente, a fim de evitar aglomerações. Na manhã desta segunda-feira, o governador Mauro Carlesse realizou a entrega para os primeiros dez municípios contemplados por essa iniciativa.

Por sua vez, o vice-governador Wanderlei Barbosa, fez duas entregas distintas, que contemplou as cidades de Carmolândia, Figueirópolis, Itaguatins, Jaú do Tocantins, Lavandeira, Palmeiras do Tocantins, Peixe, Sandolândia, Barrolândia, Itapiratins, Rio dos Bois, Santa Maria do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Taguatinga, Talismâ e Marianópolis.

Além dos prefeitos dos municípios contemplados, o evento contou com a presença dos deputados estaduais, Jair Farias, Luana Ribeiro, Fabion Gomes, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.

Edição: Luiz Melchiades

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Homenagem aos 17 anos da primeira turma de Gestores CFP 2003/05
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA