Goiás

Goiás atinge 25,06% da população vacinada com 1ª dose

Publicado

em


Goiás alcançou, no início da tarde desta segunda-feira (14/06), a marca de um quarto da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, 1.758.823 goianos receberam o imunizante. Isso equivale a 25,06% da população do Estado. 

O governador Ronaldo Caiado anunciou que, nas próximas semanas, a campanha deve progredir ainda mais. “Acreditamos que vamos avançar, rapidamente, na faixa etária e poderemos chegar ao mês de setembro com maior tranquilidade, com todos acima de 18 anos 100% vacinados”, afirmou. 

Os números da vacinação alcançados se devem ao esforço da gestão estadual, da equipe técnica e dos municípios que trabalham, incansavelmente, para que os imunizantes cheguem o mais rápido possível até o cidadão. 

Desde o início da campanha, o Estado adotou uma logística que garante a entrega ágil das doses. Em determinadas situações, os imunizantes são enviados por via aérea para as Regionais de Saúde mais distantes, como as localizadas nas cidades de Campos Belos, Posse e Porangatu. “Só descansarei quando o último goiano for vacinado contra a Covid-19”, frisou Caiado em sua conta do Twitter. 

READ  Em Jussara, Caiado abre colheita da safra de feijão irrigado do Vale do Araguaia

“A cada remessa que desembarca no Estado, nosso trabalho é para que a vacinação progrida para os municípios goianos. Isso mostra o empenho da gestão e o engajamento das pessoas em relação à campanha”, pontuou o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino. 

Para ele, a atitude da população é fundamental para evitar a disseminação do vírus. “O momento exige de nós, cidadãos, uma consciência em relação ao nosso comportamento. A vacinação é a medida mais eficaz e eficiente para nos tirar da condição de pandemia”, explicou.

Em Goiás, conforme pactuado em reuniões com gestores municipais e estaduais, o cronograma da campanha define que 70% das doses serão destinadas para a população geral, por ordem decrescente de idade, conforme a realidade de cada município, e 30% para os grupos prioritários já elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. 

“Com essa nova estratégia, a expectativa é a de que o avanço da vacinação seja mais rápido do que se estivesse estratificado somente pelas categorias classificadas como prioridade”, detalhou Alexandrino.

READ  Goiás deve colher 129,2 mil toneladas de arroz

Em relação à segunda dose, há o registro de que 673.297 pessoas foram vacinadas, o que equivale a 9,59% da população. O governador Ronaldo Caiado alerta para que goianos retornem para aplicação do reforço e garantam o esquema vacinal completo. “É fundamental que as pessoas tenham responsabilidade de ir aos postos de saúde para receber a segunda dose”, reforça.

 Ao todo, Goiás já recebeu 3.276.290 vacinas contra a Covid-19. Destas, 2.896.390 foram distribuídas, visto que o Estado trabalha com reserva dos imunizantes para aplicação do reforço.

Fotos: Secom

Fonte: SES – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA