Cidades

Goiás registra queda de 95% no número de fugas em unidades prisionais

Publicado

em


Goiás registrou apenas 19 fugas no ano passado. Estudo da Gerência de Inteligência e Observatório da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) indica que o número de fugas nas unidades prisionais do Estado diminuiu quase 95% de 2018, quando 354 presos fugiram das unidades prisionais do Estado, para 2021. Os dados revelam que o índice diminui ano a ano. Em 2019 e 2020, foram registradas 211 e 69 fugas, respectivamente.

A DGAP ressalta que das 19 fugas registradas em 2021, oito presos foram recapturados pelas forças de segurança, ou seja, mais de 40% voltaram para o sistema penitenciário para cumprir penas. Este levantamento apresenta dados desde o início da implantação do observatório do sistema prisional, que aconteceu no decorrer de 2017.

Para o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, a redução no número de fugas está diretamente ligada ao alinhamento dos procedimentos de segurança penitenciária. “O POP [Procedimento Operacional Padrão] foi adotado em 2019 e está padronizando o modo de atuação dos servidores dentro das unidades prisionais. Isso resultou em diminuição das ocorrências negativas, proporcionando mais segurança a todos”, explica.

READ  Governadoria propõe alterações no Código Tributário de Goiás em leis que tratam de arrecadação do ICMS

Outro fator determinante para a segurança dentro dos estabelecimentos prisionais foram os investimentos realizados pelo Governo de Goiás e União. Nos últimos três anos, foram quase de R$ 44,5 milhões investidos no sistema penitenciário goiano. “São muitas ações para aumentar a segurança dentro dos presídios e proporcionar melhores condições de trabalho para nossos servidores Adquirimos viaturas, portais para detecção de metal, scanners corporais, armamentos, munições, coletes balísticos, algemas, pistolas, entre outros materiais”, destaca o diretor-geral.

A Polícia Penal de Goiás também tem investido em procedimentos de inteligência e trabalhado de forma integrada com as forças policiais de Segurança Pública para combater a criminalidade no Estado. As operações conjuntas resultam em mais ações de segurança penitenciária.

Fonte: Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA