Política

Governadoria pleiteia projeto para concessão de bolsas científicas pela Fapeg

Publicado

em


Tramita na Casa de Leis a matéria nº 1866/22, que altera a Lei nº 16.690, de 4 de setembro de 2009, que autoriza a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) a conceder bolsa de pesquisa e formação científica, de mestrado, doutorado, estágio pós-doutoral e de apoio técnico à pessoa física e subvenção e transferência de capital a pessoa jurídica pública ou privada ou a realizar projetos conjuntos. 

A proposta é oriunda de solicitação da própria Fapeg, que tem o objetivo de alterar a disposição sobre a definição dos valores e dos prazos de duração das bolsas. “Com isso, pretende-se afastar a restrição prevista à limitação dos valores das bolsas de formação científica, mestrado e doutorado àqueles correspondentes aos programas federais operados pelo Ministério da Educação (MEC) e/ou Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)”. 

A Fapeg atestou que a medida fundamentou-se na necessidade de manutenção e de valorização da produção científica no estado, para assegurar aos discentes dos programas de pós-graduação stictu sensu – PPGSS, as condições de se manterem nos respectivos programas e viabilizar a própria condução dos projetos fomentados. Assim, o que se propõe garantirá a autonomia da Fapeg e do Estado de Goiás na aplicação das políticas de ciência, tecnologia e inovação.

READ  Viaduto da T-63 passa por manutenção para receber projeto Arte Urbana, em Goiânia

A Procuradoria Setorial da Fapeg apontou a constitucionalidade da proposta e ressaltou que o texto encontra-se em consonância com a legislação de regência.

A propositura está em debate na Comissão Mista da Alego, com pedido de vista solicitado pelos deputados Karlos Cabral (PSB), Delegado Eduardo Prado (PL), Delegada Adriana Accorsi (PT), Major Araújo (PL) e Delegado Humberto Teófilo (Patriota).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA