Goiás

Governo apresenta produções especiais sobre cinco goianas de destaque na cultura

Publicado

em


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), preparou uma programação especial para homenagear as mulheres durante o mês de março. A homenagem será feita por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS), que selecionou cinco produções especiais sobre mulheres que marcaram a história do Estado: a escritora Regina Lacerda, a poetisa Cora Coralina, a artista e pintora Goiandira do Couto, a pianista Belkiss Spenzieri e a escritora Nice Monteiro Daher.

Os vídeos serão postados semanalmente nas redes sociais e no canal do Youtube da Secult Goiás e fazem parte das comemorações pelo Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

A superintende do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico, Tânia Mendonça, explicou como a equipe selecionou as homenageadas. “Essas mulheres fortes e sensíveis, determinadas e conciliadoras, talentosas e ousadas para o tempo delas, foram escolhidas porque tão bem representam tantas outras goianas do passado e do presente, que merecem a homenagem da Secult Goiás neste mês dedicado à mulher”.

Todas as produções foram resgatadas do arquivo do MIS e, segundo Tânia, as próprias artistas fizeram parte da história do museu, como Belkiss, que foi grande incentivadora do local, doando itens preciosos do seu acervo, além de sempre acreditar e respaldar os projetos da unidade.

READ  "Nosso governo tem sido palco de transformação", diz Lincoln Tejota

A superintende explica também que a publicação dos vídeos tem um sentimento e importância ainda maior devido ao atual momento em que vivemos. “Neste momento de reclusão, de confinamento, é preciso que a fé, o talento, a sensibilidade e a determinação sejam exercitadas intensamente por homens e mulheres. E essas mulheres exercitaram, cada uma à sua maneira, e à sua época, a prática da fé, do talento e da determinação nas suas trajetórias”, declarou.

Tânia Mendonça também deixa um recado para as mulheres que fazem cultura em Goiás. “Persistam no caminho guiado pelas suas vocações e seus talentos. Superem as mudanças de rumo e renasçam todos os dias. São atos de fé, coragem e esperança, assim como os praticados por essas cinco mulheres exemplares, que temos o privilégio de homenagear neste momento.

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA