Goiás

Governo de Goiás atinge marco inédito ao regulamentar todos os órgãos do Executivo

Publicado

em


O Governo de Goiás atingiu um marco inédito para a governança pública goiana: a regulamentação total do Estado. Os últimos dois decretos regulamentadores publicados foram o da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e o da Secretaria da Retomada, concluindo o trabalho desenvolvido desde o início da atual gestão. A Secretaria da Administração (Sead) contribuiu para a construção dos documentos para os 34 órgãos do Executivo estadual por meio da orientação das equipes setoriais.

A Sead construiu o Modelo Padrão de Regulamento, com metodologia de apoio para que essas equipes definissem as competências e atribuições das unidades básicas e complementares da estrutura organizacional do Estado – definidas com base na lei da Reforma Administrativa. Essa construção dos documentos setoriais foi feita como em um processo de autoconhecimento, de acordo com a superintendente da Central de Transformação da Gestão Pública, Vânia Marçal Bareicha.

“A construção dos regulamentos no Estado de Goiás trouxe muito aprendizado, pois ineditamente promoveu uma reflexão institucional sobre o negócio e a função de cada ente na máquina pública estadual”, afirma a superintendente. Além disso, a regulamentação assegura clareza de papéis e responsabilidades de cada órgão. Assim, facilita que a sociedade tenha maior noção das respectivas atuações setoriais, o que garante celeridade na oferta do serviço público.

READ  Governo do Tocantins libera segunda parcela de recursos para fomentar atividade turística regional

“A instituição pública que não conhece as suas atribuições, as suas competências e os seus processos de negócio, geralmente, tem dificuldades de criar um ambiente organizacional capaz de coordenar e orientar a sua atuação para entregar valor ao cidadão”, enfatiza Vânia Marçal Bareicha. Segundo ela, a atuação da Sead é pautada por soluções, por ampliar e facilitar o acesso do público aos serviços públicos. “Isso mostra que estamos no caminho certo.”

Fonte: Sead-GO

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA