Goiás

Governo de Goiás e OVG doam mais de 70 mil refeições para refugiados e pessoas em situação de rua

Publicado

em


Arroz soltinho, feijão cozido na hora, carne macia e uma salada fresquinha. Essa é a base das refeições servidas pelas 13 unidades do Restaurante do Bem em Goiás. Além das fontes de carboidratos e proteínas, essenciais para a manutenção da saúde, o cardápio inclui ainda uma opção de sobremesa, que pode ser uma fruta, um doce ou mesmo um bombom.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), distribuiu 70.400 marmitas para pessoas em situação de rua e refugiados venezuelanos, em Goiânia e Luziânia. A distribuição é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia (Sedhs) e Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), que entregam as marmitas em regiões previamente triadas pelos órgãos.

Vivendo em Goiânia há dois anos, um jovem venezuelano que não quis se identificar disse que as refeições do Restaurante do Bem são essenciais para a sobrevivência de toda a família. “Sem essa marmita que distribuem para nós, não sei como faríamos para nos alimentar. Viemos da Venezuela e fomos muito bem acolhidos por todos aqui em Goiás. Nos ajudam de todas as formas, mas essa comida é um banquete que merece toda nossa gratidão”, comenta o rapaz, que vive em uma casa com outros 15 refugiados, na capital.

READ  Governo de Goiás encaminha à Alego Lei de Diretrizes Orçamentárias

Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, levar comida de qualidade a quem mais precisa é fundamental. “Essa ação é importantíssima não só por distribuir alimentos a quem tem fome, mas por propiciar a essas pessoas uma refeição saudável e que contribui para o bem-estar delas”, destaca Adryanna.

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Carvalho Caiado, reforça que o Governo de Goiás se preocupa em levar dignidade aos mais necessitados. “Sem sombra de dúvidas o governador Ronaldo Caiado tem colocado as pessoas vulneráveis em primeiro lugar. Essa iniciativa de distribuir as marmitas com as refeições é um gesto maravilhoso e que muda a vida das famílias. Isso é motivo de grande orgulho”, pontua Gracinha Carvalho Caiado.

Restaurante do Bem

Com um cardápio definido por nutricionistas, o Restaurante do Bem mantém unidades em funcionamento nas seguintes cidades: Goiânia, Anápolis e Luziânia, que contam com duas unidades, e Rio Verde, Águas Lindas, Valparaíso, Caldas Novas, Jaraguá, Goianésia e Minaçu, com uma unidade cada. 

READ  Goiás tem 6.586 mortes e 297.368 infectados

Os restaurantes funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14h, oferecendo segurança alimentar a milhares de pessoas. As refeições são produzidas nas cozinhas das unidades, atendendo todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e são distribuídas em marmitex, como medida de proteção contra a Covid-19.

Fonte: OVG – GO

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA