Tocantins
Governo do Tocantins alinha plano de retorno às aulas presenciais no Sistema Socioeducativo do Tocantins
Governo do Tocantins alinha plano de retorno às aulas presenciais no Sistema Socioeducativo do Tocantins
09/02/2021 – Lauane dos Santos/Governo do Tocantins
Em obediência ao Decreto n° 6.211, que autorizou o retorno das aulas, e à Portaria n° 185, ambos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) n° 5.777, representantes da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) se reuniram com representantes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), na manhã desta terça-feira, 9, para alinhar o retorno às aulas presenciais de 85 adolescentes que frequentam escolas dentro de Unidades Socioeducativas. A previsão é de que, até abril, sejam iniciadas as aulas do ano letivo de 2021, obedecendo todos os protocolos de segurança expostos pelo Governo do Tocantins.
Conforme o responsável pela Unidade Técnica Executiva em Atendimento Educacional Socioeducativo (UTE-AES) da Seduc, Israel de Freitas, as equipes de cada escola deverão fazer um diagnóstico situacional, com as Diretorias Regionais de Ensino, para definir o retorno das aulas, de acordo com a realidade de cada Unidade.
Enquanto esse diagnóstico e o planejamento de retorno são produzidos entre março e abril, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa deverão participar do projeto Construindo Valores Socioemocionais, idealizado pela Seduc, em parceria com a Seciju. “O objetivo é levar os jovens e os adolescentes a uma reflexão para vida, pois percebi que a gente precisa, além de levar educação para os internos, levar projetos que trabalhem o âmbito da família, espiritual e profissional a fim de que possam pensar e traçar novos objetivos de vida. A intenção é executá-lo no intervalo de um mês, em março, além de trabalharmos com aulas de reforço”, explicou Israel de Freitas.
Projeto Construindo Valores Socioemocionais
O projeto Construindo Valores Socioemocionais contempla ações voltadas para autogestão, resiliência emocional, engajamento com os outros, amabilidade e abertura ao novo, este último prevendo a oficina Planejando a vida pós-saída da Unidade Socioeducativa.
Para que ele seja executado, os professores que participarão das ações passarão pelo projeto Ambientação da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo para levar o conhecimento sobre a Política da Criança e do Adolescente, sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) para que possam realizar as ações levando em consideração a realidade e a linguagem do Sistema Socioeducativo.
O superintendente Gilberto da Costa destacou que, em 2020, as equipes das Unidades trabalharam para continuar colaborando com a oferta de ensino da Seduc aos adolescentes de forma remota e, agora, estão atuando ativamente para que o retorno seja seguro aos servidores e aos adolescentes. “A educação é parte fundamental no cumprimento da medida e, nós enquanto Seciju, trabalhamos na perspectiva de garantir todos os protocolos de segurança sanitária para o retorno das aulas presenciais. Além disso, o projeto Construindo Valores Socioemocionais proposto pela Seduc trará novas vivências aos adolescentes e reflexões que podem fazer toda a diferença em suas vidas”, considerou.
Também participaram da reunião a técnica pedagógica da UTE-AES da Seduc, Rosilene Martins; a gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo, Rute Andrade; bem como a responsável pelo Núcleo Pedagógico do Sistema Socioeducativo do Tocantins, Edna Castro.
Edição: Alba Cobo
Revisão Textual: Marynne Juliate
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