Tocantins

Governo do Tocantins capacita brigadistas do Parque do Cantão sobre Práticas em Educação Ambiental

Publicado

em


Governo do Tocantins capacita brigadistas do Parque do Cantão sobre Práticas em Educação Ambiental

13/05/2021 – Cleide Veloso/Governo do Tocantins

A equipe técnica da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza nesta quinta-feira, 13, o terceiro dia da oficina on-line “Práticas em Educação Ambiental” para brigadistas do Parque Estadual do Cantão (PEC).  Estão sendo abordados assuntos sobre temas ambientais que se relacionam com o fogo, Unidades de Conservação (UC), licenciamento, além da realização de dinâmicas, com atividades práticas, para o desenvolvimento do conhecimento na formação dos participantes da oficina.

“Além de discutirmos o processo de educação ambiental; tratamos de assuntos sobre Unidades de Conservação, porque elas existem, qual a sua finalidade; estamos falando também sobre a legislação referente às queimadas, uma vez que o foco do trabalho deles é o combate ao fogo; oferecemos noções sobre o licenciamento ambiental, pois é interessante que eles saibam um pouco de como é esse procedimento”, afirma Rosilene de Cássia Reis, assistente social e técnica da gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins.

“Abordamos o diálogo sobre o fogo, as queimadas, quais as suas causas, consequência; e trabalhamos também com dinâmicas, sempre voltadas para o tema que está sendo desenvolvido. A ideia é que eles se tornem multiplicadores dos conhecimentos sobre educação ambiental na região, onde eles estão atuando, com a formação que eles estão obtendo nessa oficina”, reitera Rosilene de Cássia Reis.

“Essa capacitação é importante para a Unidade, pois sempre temos brigadistas novos. Através da oficina é possível socializar conhecimentos e experiências que ajudarão no Manejo Integrado do Fogo e nas ações do cotidiano aqui do Cantão. Nesse ano tivemos menos chuvas, então há uma probabilidade de termos mais focos que no ano passado. E desta forma, já fizemos visitas aos assentamentos Manchete, Onalício Barros, com o objetivo de vermos o que juntos com os assentados podemos fazer para amenizar grandes focos de incêndios a partir do mês de agosto”, comenta Adailton Fernandes Glória, supervisor do Parque Estadual do Cantão. 

“Esse curso é bastante dinâmico, a linguagem é muito fácil e a metodologia que estamos usando é bastante participativa. Além da orientação das monitoras, aqui, eu faço o trabalho prático de moderação das dinâmicas da oficina. Tenho certeza que, há muito tempo não tínhamos uma capacitação bastante abrangente como essa; além da teoria, tem a parte prática. Então a oficina vem ao encontro dos objetivos da Unidade de Conservação, que é criar novas formas participativas de enfrentar o fogo, com mais ferramentas que possam mitigar grandes prejuízos à biodiversidade do Parque Estadual do Cantão”, conclui Adailton Fernandes Glória. 

“O pessoal da nossa brigada está muito animado com o conteúdo. A brigada, sem dúvida, é um ponto muito importante aqui de todo o nosso trabalho. E essa capacitação vai permitir um alinhamento da equipe, com maior conhecimento da área, onde são realizadas as ações todos os anos e tem a incidência de focos de incêndio”, pontua Agostinho da Luz Filho, administrador do Parque.

“Eles fazem aquele treinamento com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, mas essa parte de educação ambiental é de extrema importância para que todos tomem conhecimento e assumam a responsabilidade, que cada um tem, de realizar esse serviço. No sentido de acreditar que o trabalho de cada um deles é importante, com a equipe focada, sintonizada em uma linha, que é a proteção da natureza”, completa Agostinho da Luz Filho.

“A turma é muito participativa, estamos abordando temas voltados para a rotina prática dos brigadistas e eles têm se mostrado muito receptivos. Entre os temas, estamos falando sobre educação ambiental dentro da prática que os brigadistas trabalham; falamos um pouco sobre o que é o Manejo Integrado do Fogo, já trabalhado dentro das UC; elaboramos com eles um mapa cartográfico do local onde eles trabalham e acompanhamos outras atividades reflexivas sobre o trabalho em grupo”, conta Denise Loureiro, geóloga e técnica da Gerência.

“Os resultados são extremamente satisfatórios, é uma atividade diferente, no formato on-line e que não deixa nada a desejar. Na avaliação de hoje, além da participação, verificamos que eles absorveram muito bem os conteúdos apresentados e se mostraram muito animados para continuação da atividade até a conclusão da oficina”, avalia Denise Loureiro.

“É importante todo esse novo conhecimento que vem para somar à prática, principalmente na época do fogo; sobretudo trazer antecipadamente todas essas informações. Por mais que tenhamos brigadistas, com dois, três anos aqui, sempre tem novatos e mesmo que se mantenha na equipe por mais tempo e tenha muito conhecimento é sempre bom receber novidades. Todos estão participando, tem uma linguagem que todos estão compreendendo, a turma do Parque agradece”, declara Vera Lúcia S. O. Silva, brigadista e recepcionista do Centro de Visitantes do Parque.

“O curso é muito importante para que tenhamos mais conhecimentos e a preparação necessária sobre os assuntos relacionados à educação ambiental, que contribuem com nossa rotina de trabalho”, Paulo Ricardo G. de Assis, coordenador dos brigadistas do PEC.

A oficina on-line Práticas em Educação Ambiental para brigadistas do Parque Estadual do Cantão teve início nessa terça-feira, 11, e tem o objetivo de tornar os integrantes da equipe do Parque aptos para trabalharem com educação ambiental, como propagadores de informações, na região.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Prefeitura de Goiânia realiza exposição socioambiental no Parque Zoológico, nesta sexta-feira (03/06)
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA