Tocantins

Governo do Tocantins contempla equipes de controle interno da Prefeitura de Gurupi com curso de suprimento de fundos

Publicado

em


Governo do Tocantins contempla equipes de controle interno da Prefeitura de Gurupi com curso de suprimento de fundos

25/02/2021 – Val Rodrigues/Governo do Tocantins

Oito dos 87 participantes do curso Suprimento de Fundos, realizado na tarde dessa quarta-feira, 24, pela Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), eram  servidores da Prefeitura de Gurupi, no sul do Estado. O apoio do Governo do Tocantins ao município, por meio do curso, tem o objetivo de contribuir com o controle assertivo das contas públicas.  

Participaram do curso pelo município, a gestora e os servidores da Controladoria-Geral do município de Gurupi, bem como do departamento de compras e da diretoria de controle interno das secretarias da Saúde, da Educação e da Infraestrutura.

A gestora da pasta municipal de controle interno, Vilma Alves de Souza, destaca que o curso disponibilizado pela CGE-TO possibilita à Controladoria Municipal, bem como aos departamentos semelhantes nas respectivas pastas, um aperfeiçoamento de pessoal, com capacitação e esclarecimentos técnicos. “O município de Gurupi está muito grato pela parceria e pelo apoio ofertados, em todos os setores, pelo Governo do Tocantins ”, completou a gestora.  

Estratégia municipalista

A iniciativa faz parte da estratégia municipalista da gestão estadual que dedica atenção às demandas mais urgentes dos municípios. Em janeiro deste ano, também por meio da CGE Tocantins, o Governo promoveu a palestra Instrumentos de controle social e transparência na administração pública, direcionada a prefeitos e prefeitas recém-empossados.

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, enfatiza a relevância da contribuição do Governo do Tocantins à área de controle interno dos municípios. “O caráter municipalista da gestão é uma bandeira defendida pelo governador Mauro Carlesse, que promove a aproximação do Estado com os municípios por meio de políticas públicas, as quais envolvem recursos. Isso torna estratégica também a contribuição na formação de técnicos e gestores que cuidam dos gastos”, explica o gestor estadual.    

Suprimento de fundos

O curso de suprimento de fundos foi ministrado pelo superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE-TO, Benedito Martiniano da Costa Neto. A realização ocorreu de modo on-line, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet).  

Também participaram servidores das secretarias de Estado da Segurança Pública; da Educação, Juventude e Esportes; e da Administração; do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); e da própria CGE-TO.  

O curso foi dedicado ao aprimoramento técnico dos servidores diretamente ligados às atividades de suprimento de fundos/adiantamentos, desde os supridos aos responsáveis pela análise ou pela prestação de contas das pastas participantes.

Os órgãos e as entidades interessados em futuras capacitações devem efetuar solicitação via ofício para a Controladoria, informando o quantitativo de servidores. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (63) 3218-2448 ou do e-mail: [email protected].

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins executa melhorias na TO-020, no município de Campos Lindos
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA