Tocantins

Governo do Tocantins e IFTO apresentam, em livro, resultados lucrativos em projeto de criação de ovinos

Publicado

em


Governo do Tocantins e IFTO apresentam, em livro, resultados lucrativos em projeto de criação de ovinos

25/02/2021 – Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Uma pesquisa realizada em parceria entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e o Instituto Federal do Tocantins, neste mês de fevereiro, está divulgando o primeiro livro do exemplar de três volumes, com o título Como iniciar, desenvolver e ganhar dinheiro com a criação de ovinos, baseado em projeto de pesquisa na criação da ovinocultura. A pesquisa, que mostra resultados positivos, ocorreu na atual instituição federal de Araguatins, região do Bico do Papagaio.

A pesquisa publicada tem como objetivo divulgar os dados coletados no sistema de produção proposto pelo pesquisador nas condições climáticas e de pastagem da região do Bico do Papagaio. “É uma excelente leitura para aqueles que pretendem começar a atividade de criação de ovinos, em bases sólidas, com informações locais, que levam em consideração nossa realidade e não com exemplos de outros Estados que muitas vezes não são adaptadas para o Tocantins”, explica a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, que participou das pesquisas.

Érika destaca ainda que parcerias deste tipo são importantes mecanismos de apoio à pesquisa e é fundamental para criação de animais. “É norte para ações de políticas públicas de desenvolvimento das atividades produtivas em nosso Estado”, reforça a médica veterinária.

Segundo o pesquisador Alfonso Siqueira, o foco principal da pesquisa foi identificar o potencial de produção, reprodução e a geração lucrativa na criação de ovinos. “É um projeto modelo no qual pudemos identificar o potencial de produção, em diversos aspectos positivos, como menor mortalidade, aumento e qualidade do rebanho, menos tempo de abate, tudo isso na produção sustentável, ambiental e socioeconômico, visando um ganho de lucro”, informa.

O pesquisador lembra ainda que o projeto de criação de ovinos está em andamento, ou seja, é contínuo, em função das mudanças sociais, econômicas e ambientais.

Parceria

A parceria por meio de cooperação técnica, entre as duas instituições, iniciou em, 2006, até então, era escola agrotécnica. Na época, foram repassadas 70 matrizes de ovinos e um reprodutor da raça, Santa Inêz, como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de pesquisa na área de ovinocultura.  

Autor

O autor do livro Como iniciar, desenvolver e ganhar dinheiro com a criação de ovinos, Alfonso Siqueira D´Império, é mestre em Zootecnia, especialista em Produção e Sanidade Suína, graduado em Pedagogia e Medicina Veterinária. Ele é docente no curso de graduação em Agronomia e do curso técnico em Agropecuária do IFTO – câmpus de Araguatins. O livro é da Editora Appris e já está sendo comercializado.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Polícia Civil do Tocantins desmonta facção criminosa que agia em território nacional
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA