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Governo do Tocantins promove segunda reunião on-line de orientação aos gestores municipais da Assistência Social

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Governo do Tocantins promove segunda reunião on-line de orientação aos gestores municipais da Assistência Social

04/02/2021 – Claudio Duarte/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da diretoria do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promoveu na manhã desta quinta-feira, 4, a segunda reunião on-line com prefeitos e secretários municipais de Assistência Social dos municípios tocantinenses.

Os encontros, realizados pelo aplicativo Google Meet, tiveram o objetivo de dialogar com os gestores sobre a Política de Assistência Social para sanar as dúvidas relacionadas ao atendimento dos equipamentos públicos durante a pandemia.

A diretora do Suas da Setas, Halana Magalhães, afirmou que, na primeira reunião, realizada na terça-feira, 2, participaram cerca de 60 municípios das regiões norte I, centro-oeste e sudoeste; e nesta quinta-feira, foram quase 100 gestores participantes das demais regiões do Estado. “A adesão dos gestores municipais à reunião foi muito boa e acredito que o resultado será um melhor atendimento proporcionado aos usuários dos serviços socioassistenciais. O mais importante é que os gestores entendam que podem contar com a atenção dos técnicos do Governo/Setas sempre que precisarem sanar dúvidas sobre a Política de Assistência Social”, pontuou a diretora, complementando que as orientações são repassadas por meios remotos, por conta da pandemia.

Nos dois dias de reunião, prefeitos e secretários municipais receberam orientações sobre a gestão da política de assistência social, em especial na execução de serviços, programas, projetos e benefícios, bem como na execução financeira dos recursos repassados.

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, informou que as políticas públicas precisam estar cada vez mais afinadas e devem manter o diálogo intersetorial entre as mesmas. “O governador Mauro Carlesse determinou que, nesse momento de pandemia, tivéssemos atenção especial às políticas públicas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social em todas as regiões do Estado”, ressaltou o secretário.

Atendimento à população durante a pandemia

A diretoria do Suas alerta que, durante a pandemia, é necessário tomar todos os cuidados que o momento pede, mas o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e nos demais serviços prestados à população não pode parar.

Telefones de contato

Os gestores podem esclarecer suas dúvidas com os técnicos da Setas, conforme o assunto, por meio dos telefones:

(63) 3218-1906 – Gerência do Suas;

(63) 3218-1940 – Diretoria do Suas;

(63) 3218-1931 – Programa Bolsa Família;

(63) 3218-6903 – Proteção Social Especial;

(63) 3218-6904 – Cras, SCFV.

Política de Assistência Social

A Política Nacional de Assistência Social (Pnas) foi aprovada em 22 de setembro de 2004, pelo Conselho Nacional de Assistência Social, e busca incorporar as demandas presentes na sociedade brasileira, no que tange à responsabilidade política da efetivação da assistência social como direito de cidadania e dever do Estado.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

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