Tocantins

Governo do Tocantins qualifica técnicos da extensão rural para fortalecer cadeia produtiva da avicultura

Publicado

em


Governo do Tocantins qualifica técnicos da extensão rural para fortalecer cadeia produtiva da avicultura

26/04/2021 – Lúcia Brito/Governo do Tocantins

A capacitação técnica da extensão rural para fortalecer a cadeia produtiva da avicultura no Tocantins iniciou nesta segunda-feira, 26. Durante a semana, cerca de 50 técnicos do Ruraltins e de entidades parceiras estarão reunidos, via plataforma digital, para alinhar os conhecimentos sobre as tecnologias e também as alternativas rentáveis de produção desse setor.

O curso será ministrado pela professora Kênia Ferreira Rodrigues, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, e com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), via Convênio Oportunidade de nº 839847/2016, firmado com Governo do Tocantins.

Nesta manhã, durante a abertura, o presidente Fabiano Miranda, destacou a importância da qualificação técnica para o crescimento e fortalecimento da cadeia produtiva da avicultura no Estado. “É um setor que tem apresentado boas perspectivas de crescimento em razão da diminuição da oferta da carne bovina no mercado interno e, consequentemente, o aumento do consumo da carne branca. E, após serem capacitados, os extensionistas vão ter condições técnicas de repassar os conhecimentos adquiridos aos produtores, contribuindo assim para a melhoria da cadeia no Estado, agregando valor e gerando renda às famílias rurais”.

Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz, este curso é uma continuidade ao processo de capacitação técnica dos extensionistas, em cumprimento às metas do convênio Oportunidade, “incrementando conhecimentos que irão compor o acervo técnico de nossos servidores, e assim dar suporte mais efetivo ao produtor rural nessa cadeia produtiva importante e promissora do Estado”.

Também presente, Humberto Simão, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Tocantins, destacou a parceria constante da extensão rural. “O Ruraltins tem sido um braço forte do Mapa no Tocantins. Por meio de convênios firmados uma série de ações vem acontecendo de forma contínua, ao longo dos últimos oito anos, com recursos liberados em torno de R$ 15 milhões para a transferência de tecnologias e conhecimentos aos produtores rurais, a exemplo do Plano ABC [Agricultura de Baixa Emissão de Carbono]”, observou.

Executado em todas as regiões do Estado pelo Ruraltins, o convênio Oportunidade tem por finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir, ao agricultor familiar, melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.

Avicultura

A avicultura é uma atividade dedicada à criação de aves para produção de alimentos, em especial carne e ovos, sendo bastante praticada tanto em grande escala, quanto em pequenas propriedades rurais.

No Tocantins, de acordo com o último Censo do IBGE, o rebanho é de mais de 7 milhões de cabeças, em 48.549 propriedades rurais.  Já os dez maiores produtores de aves são Palmeiras do Tocantins, Aguiarnópolis, Porto Nacional, Araguaína, Luzinópolis, Pugmil, Miracema, Paraíso do Tocantins e Cachoeirinha.

Edição:Caroline Spricigo 

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins abre nesta segunda-feira, 8, pré-matrículas para estudantes novatos que desejam ingressar na rede estadual de ensino
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA