Tocantins

Governo do Tocantins realiza formação on-line para implementação do estudo orientado na rede estadual de ensino

Publicado

em


Governo do Tocantins realiza formação on-line para implementação do estudo orientado na rede estadual de ensino

27/04/2021 – Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Na preparação para o retorno das aulas não presenciais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realizou nesta terça-feira, 27, a live ‘Estudo Orientado, Protagonismo e Aprendizagem’, voltada para os servidores das unidades escolares da rede e das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs).

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o trabalho conjunto desenvolvido pela equipe da Seduc, em especial das unidades de ensino. “Todos nós, que somos o time da Educação, temos uma missão muito importante neste momento, que é garantir o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Esse material visa facilitar o trabalho de cada profissional na elaboração dos roteiros de estudo”, ressaltou.  

Pensando inicialmente como um componente da Parte Diversificada do Currículo dentro das inovações em conteúdo, método e gestão das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e das Escolas do Campo e Quilombola, em função do cenário da pandemia da Covid-19, o Estudo Orientado passa a ser direcionado para toda a rede estadual de ensino.

“Como o material veio ao encontro do trabalho de orientação dos estudantes nas suas rotinas de estudos, considerando que as aulas retornam no formato não presencial, optamos por trabalhar o material com todos os estudantes da rede”, explicou a Diretora de Educação Básica da Seduc, Larissa Ribeiro.  

A proposta da live foi capacitar os profissionais para acompanhar os estudantes, enquanto o uso do Guia de Estudo Orientado, que trabalha com técnicas de estudo, auxiliarão os estudantes em seu processo de aprendizagem. O Estudo Orientado visa à excelência acadêmica, por meio de uma rotina de estudos, e a concretização do Projeto de Vida do estudante.

A diretora pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Thereza Barreto, destacou a importância das técnicas de estudos para o desenvolvimento do protagonismo e da aprendizagem. “A aplicação correta do conhecimento é a determinante mais importante para transformação na vida de uma pessoa. Estamos apoiando a formação protagonista”, pontuou.

Uma das experiências positivas, do Tocantins, com o Estudo Orientado, foi a da Escola Estadual Professor Aureliano, de Taguatinga. A unidade escolar aderiu ao Programa Jovem em Ação em 2019 e teve o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que passou de 3,9 para 5,2.

“Com as técnicas que eram apresentadas pelos professores, eu consegui achar um método que se encaixou melhor na minha aprendizagem e que desenvolveu melhor as minhas capacidades. Foi muito importante na hora de revisar os conteúdos, na minha autoaprendizagem e na minha evolução dos estudos”, contou a estudante Daniela dos Santos Costa.

A especialista pedagógica da equipe de implantação da escola Jovem em Ação, que atua na equipe de formadores da Seduc, Laurita Gerbis, destacou a importância da utilização do material pela rede estadual de educação, no planejamento dos roteiros de estudos. “Os roteiros de estudos precisam trazer as habilidades que queremos desenvolver, com sugestões para conduzir claramente o estudante por meio do conhecimento”, ressaltou.

A diretora de Operações do Instituto Sonho Grande, Ludmila Serpa, destacou a importância do trabalho colaborativo na elaboração do material de estudo orientado. “Somos muito felizes com essa parceria. Em 2020 tivemos os grupos de estudos, que contou com a experiência de outros estados, e o resultado desse trabalho é o material que será compartilhado pela rede”, pontuou.

Edição: Caroline Spricigo 

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo Federal vai premiar município que reduzir mortes no trânsito
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA