Tocantins

Governo do Tocantins se prepara para segunda fase do Profisco, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Publicado

em


Governo do Tocantins se prepara para segunda fase do Profisco, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento

16/03/2021 – Sara Cardoso e Laiane Vilanova/ Governo do Tocantins

O relatório final da primeira fase do Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco I) no Estado e a implantação do Profisco II foram os assuntos debatidos na manhã desta terça-feira, 16, entre o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse; consultores da empresa Tributec, credenciada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e o deputado estadual Ricardo Ayres.

O governador Mauro Carlesse destacou o interesse do Estado em conseguir fortalecer a eficiência, a eficácia e a transparência da gestão fiscal do Estado. “O Tocantins tem todo interesse em projetos que visem à modernização e ao desenvolvimento do Estado. Nossa gestão está à disposição para fazer o que for necessário. Quero que os senhores se reúnam com nossos secretários do Planejamento e da Fazenda, que estarão prontos para dar continuidade aos bons projetos”, afirmou.

O deputado estadual Ricardo Ayres, que articulou o encontro, explicou que o Profisco II terá o objetivo de melhorar a arrecadação do Estado. “Com a implantação da segunda fase do Profisco, o Tocantins poderá dar andamento ao processo de modernização da máquina pública com inovação e tecnologia, fazendo com que não se percam os recursos de natureza tributária por deficiência da operação do fisco estadual; e consequentemente aumentar a arrecadação do Estado nos tornando mais competitivos”, explicou.

Elder Machado, um dos consultores que participaram da reunião, reforçou o interesse do BID em investir no Estado. “O Banco BID quer fazer este investimento no Estado e quanto antes nós agilizarmos esse processo de implantação da segunda etapa do Profisco, mais rápido o Tocantins vai usufruir de todo este benefício em caráter de gestão, inovação e fiscalização tributária”, afirmou.

O consultor Roberto Petrucci também participou do encontro.

Profisco I

A primeira etapa do Profisco teve como premissas fazer uma avaliação dos sistemas de gestão utilizados no Estado e, a partir disso, apontar as fortalezas e as oportunidades de melhorias. De acordo com os consultores da Tributec, um relatório com os resultados da primeira etapa está sendo preparado e deverá ser apresentado ao governador Mauro Carlesse.

Unicesumar

Na oportunidade, foi discutida também a implantação de um câmpus da Universidade Unicesumar na Capital. O consultor Elder Machado explicou que Palmas já possui um polo de ensino a distância, mas a ideia do grupo é expandir a oferta de ensino. “O Tocantins é uma região em desenvolvimento e merece uma atenção da Universidade para apoiar nesse crescimento e na construção de um Estado com pessoas mais capacitadas”, frisou. A proposta de financiamento para a construção do câmpus é na ordem de R$ 30 milhões.

Uma reunião com o reitor da Universidade Unicesumar para acertar os detalhes deve ocorrer nos próximos dias.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo publica metas de redução de emissão de gases de efeito estufa
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA