Tocantins

Governo do Tocantins tem avaliação de gestão efetiva de Unidades de Conservação de Proteção Integral

Publicado

em


Governo do Tocantins tem avaliação de gestão efetiva de Unidades de Conservação de Proteção Integral

09/03/2021 – *Luíza Caetano/Governo do Tocantins

As Unidades de Conservação (UCs) têm a função de manter os recursos naturais em diversos tipos de ecossistemas e garantir que os processos ecológicos se mantenham em longo prazo. Porém, o processo de criação de uma UC equivale, simplesmente, ao passo inicial para proteção de sua biodiversidade e é necessário garantir a sua efetividade por meio da sua implementação.

Com a necessidade de avaliar a efetividade de gestão das áreas protegidas, o Word Wide Fund for Nature (WWF), em parceria com o Banco Mundial, desenvolveu uma ferramenta conhecida como tracking tool. Essa tem por base a ideia de que a boa gestão das UCs segue um processo com seis diferentes fases ou elementos, sendo elas: o entendimento do contexto dos valores e ameaças existentes; o planejamento e a alocação de recursos (insumos). Como resultado das ações de gestão (processos), por vezes, são produzidos produtos e ações (resultados) que resultam em impactos ou êxitos (produtos).

A ferramenta avalia as seguintes UCs: os parques estaduais do Cantão, Jalapão, Lajeado e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, apresentando um passo importante para o aperfeiçoamento gerencial e o desenvolvimento de suas potencialidades. A primeira avaliação de efetividade de gestão foi realizada no ano de 2009. A partir de 2012, em todos os anos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em sua Gerência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, realiza a avaliação utilizando a ferramenta tracking too, disponibilizada na página do GESTO.

As avaliações anuais se consolidam em uma lista com 33 perguntas, distribuídas em seis eixos, sendo eles: contexto, cuja finalidade é avaliar a importância, as ameaças e o meio político da unidade; planejamento, que avalia o design da área protegida e o seu planejamento; insumos, que avaliam os recursos necessários para conduzir a gestão da unidade; processo de gestão, que faz uma avaliação do modo pelo qual a gestão é conduzida; produtos de gestão, que avaliam a implementação dos programas e as ações desenvolvidas pela gestão; e, por fim, os resultados, que avaliavam as condições da unidade de conservação. Para cada tema, são utilizados gradientes de condições, sendo que o menor nível equivale a zero e o nível ótimo corresponde a três.

Os resultados obtidos foram interpretados de acordo com o que preconiza a ferramenta utilizada, sendo que, de 0-19 pontos, considera-se a efetividade de gestão insatisfatória; 20-38, efetividade de gestão precisa melhorar; 39-57, efetividade de gestão regular; 58-77, efetividade de gestão boa e;

Os gráficos obtidos a partir dos dados levantados pela ferramenta demonstram a efetividade de gestão das UCs durante esse período de avaliação.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelas UCs, estas mantiveram seus índices de efetividade classificados de regular a bom, desde 2009. O alcance desses índices se deve aos esforços provenientes da equipe de gestão do parque e aos órgãos governamentais, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Semarh que, apesar dos entraves existentes, sempre buscaram investir nas unidades de conservação estaduais.

(Colaboração – Cristiane Peres/Governo do Tocantins).

Estagiária sob supervisão de Robson Corrêa.

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governador Carlesse decreta ponto facultativo no dia 1° de abril e prorroga trabalho remoto e Força-Tarefa por mais 15 dias
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA