Distrito Federal

Gratidão em forma de mensagens durante as refeições

Publicado

em


No Hospital de Base são servidas aproximadamente 5 mil refeições por dia a pacientes, acompanhantes e colaboradores| Foto: Divulgação/Iges-DF

Os dias têm sido complicados para quem atua na linha de frente no combate à covid-19. As unidades de terapia intensiva (UTIs) estão cheias, e o esforço das equipes multiprofissionais para manter o atendimento humanizado e salvar vidas é constante. Em meio a esse cenário, qualquer ação que renove o ânimo e gere conforto faz a diferença. E foi pensando nisso que as equipes de fisioterapia e nutrição do Hospital de Base (HB), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), uniram-se para mandar mensagens de apoio aos colaboradores nos intervalos das refeições.

“Lidamos com seres humanos diariamente e só teremos bons profissionais se cuidarmos da humanidade deles”Agda Ultra de Aguiar, chefe do Serviço de Saúde Funcional do HB

Em uma das mensagens colocadas na tampa do almoço, o colaborador pode ler: “Aos anjos que todos os dias dão tudo pela saúde de quem mais precisa, deixamos toda nossa gratidão e homenagem”. Segundo a chefe do Serviço de Saúde Funcional do HB, Agda Ultra de Aguiar, a iniciativa reforça a importância do olhar dos gestores com os colaboradores. “Lidamos com seres humanos diariamente e só teremos bons profissionais se cuidarmos da humanidade deles”, observa. “O impacto disso vai se refletir diretamente na assistência mais humanizada ao paciente”, completa.

READ  Bruno Peixoto busca garantir segurança jurídica durante gestão de obras públicas

A distribuição das marmitas ocorre de acordo com a escala de trabalho, que é repassada ao setor responsável pelas refeições. Essa equipe, então, prepara as marmitas e sinaliza as tampas por categoria profissional. O adesivo com a mensagem é colocado, e a refeição é entregue ao colaborador.

Chefe do Núcleo de Nutrição e Produção, Ana Cecília Nunes acredita que esse carinho faz toda a diferença para quem atua na linha de frente. “A preocupação com a necessidade de cuidar de quem cuida vem se destacando durante a pandemia”, lembra. “Se o colaborador não estiver se sentindo assistido nas suas necessidades, isso refletirá diretamente no atendimento que ele presta”, finaliza.

Nutrição hospitalar

O Iges-DF tem grande preocupação com a alimentação de colaboradores, pacientes e acompanhantes. Para se ter uma ideia, a equipe de nutrição dos hospitais do instituto é composta por 128 profissionais. No Hospital de Base são 72, sendo 36 nutricionistas e 36 técnicos de nutrição.

No caso específico do Hospital de Base, são servidas aproximadamente 5 mil refeições por dia a pacientes, acompanhantes e colaboradores. Em um ano de pandemia, ou seja, nos últimos 12 meses, a unidade serviu cerca de 280 mil refeições.

READ  "Seremos parceiros em todos os momentos", diz Caiado durante posse na OAB

*Com informações do Iges-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA