Tocantins

Grupo gestor do Estado se reúne para debater ações do plano estratégico para retirada da vacinação contra febre aftosa

Publicado

em


Grupo gestor do Estado se reúne para debater ações do plano estratégico para retirada da vacinação contra febre aftosa

02/03/2021 – Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins

Representantes do Grupo Gestor estadual da retirada da vacinação contra febre aftosa reuniram-se na manhã desta terça-feira, 2, por meio de videoconferência, para avaliar o andamento e as ações do plano estratégico que visa o fim da vacinação no Tocantins, prevista para ocorrer após adiamento, em 2022.

O responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, fez uma apresentação retomando o Plano Estratégico, avaliando as metas, ações e a situação atual do Tocantins para se credenciar à retirada da vacinação contra aftosa. “O plano tem um objetivo claro que é promover o país livre de aftosa sem vacinação protegendo o patrimônio pecuário e gerando benefícios aos produtores como a valorização dos produtos e ampliação de novos mercados, porém, é necessário que o sistema de defesa animal esteja alinhado em todo o Brasil,” pontuou.

João Eduardo Pires acrescentou que o Tocantins vem obtendo avanços no plano, e citou como exemplo a volta da arrecadação ao Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro) e o repasse de parte deste recurso para manutenção e fortalecimento do serviço de defesa estadual.

Sobre a prorrogação da retirada da vacinação que deveria ocorrer em maio deste ano, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclareceu que por causa da pandemia o cronograma teve que ser alterado, uma vez que não foi possível os estados cumprirem todas as metas previstas no plano. A previsão é que até o final deste semestre, o Tocantins receberá uma auditoria do Mapa para avaliar as condições do Estado.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Lima, frisou disse que o Governo do Tocantins, por meio da Agência, está comprometido com o plano estratégico de retirada da vacinação contra aftosa. “O Tocantins possui uma vocação pecuária forte, por isso, estamos empenhados e trabalhando para obtermos este status, de livre da febre aftosa sem vacinação e, com isso, oportunizar a abertura de novos mercados para a carne tocantinense,” destacou o presidente.

O Tocantins integra o bloco IV juntamente com Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe. Estes estados, segundo o cronograma do Plano Estratégico, devem efetuar a retirada na mesma época, inclusive os estados que compõem os blocos II e III.

Participaram da reunião virtual o superintendente Federal da Agricultura, Rodrigo Guerra; representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins); do Sindicato das Indústrias de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados (Sindicarnes); da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet) e do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário (Fundeagro).

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Desconto no ICMS para empresas doadoras para entidades recebe veto do Governo do estado
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA