Geral

Guará é a oitava cidade a entrar na rota turística do DF

Publicado

em


O Guará entrou definitivamente para a rota do turismo do Distrito Federal. A Secretaria de Turismo (Setur) lançou, na cidade, o programa Turismo em Ação, com a inauguração de uma unidade do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e projetos para a inclusão da região administrativa na rota turística de Brasília.

Segmento de bares e restaurantes representa uma das maiores cadeias produtivas do setor turístico, com o emprego de milhares de trabalhadores

Em visita ao Guará, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, percorreu diferentes locais e apontou a formação de iniciativas para incluir a tradicional Feira do Guará no roteiro dos pontos oferecidos pelas empresas do setor aos turistas que conhecem Brasília. É o caso da Paróquia Maria Imaculada, a ser inserida na rota religiosa de Brasília. Outros pontos visitados que oferecem atrativos são o Kartódromo Ayrton Senna, celeiro de pilotos, e os parques ecológicos Denner e Ezechias Heringer,  que funcionam como “pulmões verdes” da área urbana.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e a administradora do Guará, Luciane Quintana: valorização da cidade | Foto: Aurélio Pereira/Setur

Turismo nas RAs

“O turismo finalmente chegou às regiões administrativas”, frisou a titular da Setur. “Esse é o resultado da gestão do governador Ibaneis Rocha, que sempre pede para cada secretário alcance aqueles que mais precisam. Com esse objetivo, lançamos o programa Turismo em Ação”. A gestora destacou, ainda, que o segmento de bares e restaurantes representa uma das maiores cadeias produtivas do setor, com o emprego de milhares de trabalhadores.

Presente ao lançamento do programa, a administradora do Guará, Luciane Quintana, ressaltou: “A Administração [Regional do Guará] tem se preocupado com pessoas em situação de rua e especialmente com questões de saúde por causa da pandemia. Agora tem a oportunidade de abraçar uma agenda positiva para a cidade”.

Além do Guará – a oitava cidade visitada pela Setur para implantação do Turismo em Ação –, já foram contempladas pelo programa as regiões de Planaltina, Brazlândia, Gama, Sobradinho, Ceilândia, Riacho Fundo II e Lago Sul. “Qualificamos os colaboradores das cidades em parceria com os administradores regionais, que são muito comprometidos com a população e têm feito um trabalho maravilhoso”, relatou Vanessa Mendonça. “Por fim, elaboramos um miniguia muito bonito – em inglês e português – com explicações e fotos de cada monumento. Todo esse material também fica disponível nos sites das administrações e da Secretaria de Turismo”.

READ  Cidade do Rio inicia projeto de expansão de ciclovias

O programa também ajuda no acesso a ações de incentivo, como o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), linha de crédito do BRB, instituição financeira responsável por operar o repasse de R$ 521 milhões feito pelo Ministério do Turismo para injetar crédito em empreendimentos do setor.

Turismo interno

A iniciativa do GDF despertou o interesse por ações para atrair visitantes ao Guará. É o caso do empresário turístico Jales Barbosa, que atua no ramo no Guará desde 1980.  “Antes da pandemia, fazíamos excursões de moradores do Guará para o exterior, como Israel”, contou ele, que também é pastor. “Agora, tivemos que rever nossas atividades atraindo visitantes para o Guará. Esse programa da Setur vai ajudar a ampliar as ações a favor do turismo local, inclusive religioso”.

“Não existe turismo sem segurança, e a Polícia Militar do DF tem sido essa nossa parceira” Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

Também presente ao lançamento do programa no Guará, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Jael Antônio da Silva, anunciou a criação de uma diretoria da entidade na região administrativa. “Essa diretoria regional se faz necessária pela quantidade de estabelecimentos desse segmento existente no Guará, o que dá as condições de ter uma representação”, avaliou. “Essa diretoria buscará potencializar ainda mais o significado gastronômico e sua importância econômica e financeira para a cidade”.

Segurança e turismo

Ao cumprimentar representantes da Polícia Militar presentes ao evento, Vanessa Mendonça lembrou que a segurança pública é um grande aliado do turismo. “Não existe turismo sem segurança, e a Polícia Militar do DF tem sido essa nossa parceira”, disse.

O chefe do Segundo Comando Regional da PMDF, coronel Cristiano de Oliveira Souza, anunciou que haverá ação específica da PMDF, em apoio ao setor de turismo do Guará, voltada aos restaurantes, bares e distribuidoras de bebidas.

READ  Cidade de SP registrou menor temperatura para novembro

“A gente quer que a atividade econômica seja desenvolvida sem que o crime agregue aqueles ambientes, venha trazer outra atividade que não seja a do comerciante, do empreendedor que está desenvolvendo seu negócio”, pontuou. “Queremos que aquela atividade seja respeitada e que o crime não venha tentar criar raízes nesse ramo de atividade”.

Investimento no artesanato

Além da inauguração do CAT, o lançamento do programa Turismo em Ação no Guará contou com a entrega de certificados de conclusão do curso de capacitação e qualificação de atendente turístico a servidores da administração regional e de 30 carteiras nacionais de Artesão a profissionais locais. De acordo com a Setur, já são 456 artesãos credenciados em todas as regiões administrativas no Distrito Federal.

A Carteira Nacional de Artesão habilita o profissional legalmente em todo o Brasil, oferecendo a possibilidade de participação em eventos locais, nacionais e internacionais e concedendo ainda isenção de ICMS, emissão gratuita de nota fiscal, qualificação e Previdência Social.

A artesã Roze Mendes fez questão de destacar os benefícios que as ações da Setur levam à categoria: “Alguém chegou e nos reconheceu, mostrando-se preocupado com a gente; alguém quer nos enxergar. Não tínhamos onde comercializar os nossos produtos; hoje, temos duas lojas de artesanato – no Alameda Shopping e no Pátio Brasil – com três projetos. Isso é uma conquista muito grande, porque falar de artesanato, falar em uma Carteira do Artesão, é falar de toda uma cultura, e quem ganha com isso é o turista, é toda uma população”.

Demais artesãos cadastrados junto à Setur podem retirar, na secretaria, suas carteiras. A pasta também tem apoiado o segmento por meio de parcerias, como a firmada com a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), para a criação de lojas virtuais dos artesãos.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA