Política

Henrique Arantes quer garantir maior publicidade dos atos parlamentares

Publicado

em


A fim de garantir a legítima publicidade aos atos parlamentares quando destinam recursos a obras e projetos por meio das respectivas emendas, tramita no Parlamento de Goiás a alteração da Lei n° 20.631, de 8 de novembro de 2019, que dispõe sobre a divulgação dos mesmos.

Na proposta do deputado Henrique Arantes (MDB), materializada no processo nº 7021/21, o parlamentar explica que a Constituição do Estado de Goiás admite, no §1° art. 92, a publicidade de atos com conteúdo informativo, educativo ou de orientação social, desde que não haja promoção pessoal e lesão ao erário. “A lei que se visa alterar veio justamente normatizar a divulgação institucional das ações parlamentares, em conformidade com os princípios da legalidade, publicidade e eficiência, esclarecendo quais atividades estariam sujeitas à propalação e de que meios de informação o parlamentar pode se utilizar”, pontua. 

Entretanto, o parlamentar salienta que importantes dispositivos da lei restaram vetados, impossibilitando, na prática, que os parlamentares pudessem exercer o direito constitucional de informar à população em geral e, especificamente, aos seus eleitores, as conquistas e projetos de seu mandato, notadamente obras, eventos e melhorias de interesse público que tenha concorrido o deputado para sua efetivação. Mas ressalta no texto legislativo, as restrições impostas pela legislação eleitoral.

READ  Projetos de parlamentares em primeira votação são aprovados na Ordem do Dia

Interesse público

“Não há dúvidas quanto ao interesse público agregado à presente matéria, ao instituir como um direito-dever do parlamentar transmitir à população a prestação de contas e os resultados alcançados no decorrer do seu mandato, podendo-se valer dos meios de informação impresso, visual ou virtual para tal finalidade”, defende Arantes.

O parlamentar ressalta que o projeto em pauta vem justamente suprir uma lacuna quanto a conferir a legítima publicidade aos atos parlamentares quando destinam recursos a obras e projetos por meio das respectivas emendas. 

Por fim, Henrique reitera o direito da população de conhecer a atuação do candidato que elegeu, e encontra-se implícito aí informar as emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA). “O cidadão não só tem o direito como quer, de fato, conhecer o trabalho do parlamentar em prol da sociedade e o que efetivamente está fazendo pelos municípios”, garante Arantes.

A proposta está sob relatoria do deputado Wilde Cambão (PSD) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA