Cidades

HESLMB amplia serviços e beneficia moradores de 23 cidades

Publicado

em


Unidade passa a realizar cirurgias ortopédicas e ginecológicas de urgência pelo SUS

O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) amplia os serviços de saúde com uma nova conquista: cirurgias ortopédicas e ginecológicas de urgência na Região Centro-Oeste 1 e 2 de Goiás. A novidade vai beneficiar os munícipes de 23 cidades que não vão precisar se deslocar até Goiânia para tratar fraturas e traumas que necessitem de intervenção simples.

O novo atendimento ocorre graças à modernização do centro cirúrgico da unidade do Governo de Goiás, que adquiriu o Arco C, também chamado de intensificador de imagem. Assim como o raio X, o aparelho permite realizar a radiografia estática, mas é utilizado predominantemente para capturar imagens dinâmicas de alta resolução e em tempo real. Com ele, os médicos podem monitorar o progresso da cirurgia de maneira extremamente precisa.

Segundo o diretor do HESLMB, Éder de Souza, os procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade serão realizados de acordo com as necessidades da população. “Gostaríamos de comunicar a toda a população que, nos casos de trauma e fratura, o HESLMB está completamente apto a atendê-los”, afirmou. As cirurgias, nesta primeira fase, serão as mais simples e que não demandem a necessidade de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cujos leitos ainda são exclusivos para tratamento da Covid-19.

READ  Projeto que beneficia entidade sediada em Araçu é aprovado em 2ª votação

Urgência

Souza explica que os pacientes devem procurar a unidade no momento de urgência. “O acidentado será avaliado pela nossa equipe de ortopedistas, que está à disposição 24 horas por dia, e a partir desse atendimento define-se qual procedimento a ser adotado. Se for o caso de cirurgia, ela será agendada”, explicou.

É importante ressaltar que os procedimentos não são eletivos. Os pacientes que procuram atendimento após acidente, lesão ou trauma são avaliados pela equipe médica, para que a cirurgia seja realizada o mais rápido possível. Foi o caso de Tainara Souza de Jesus, de São Luís de Montes Belos. Ela fraturou o antebraço ao cair da moto e passou por cirurgia na unidade. “Acho importante ser atendida aqui, porque fico mais perto de casa e da minha família”, disse.

A mãe de Nilvania Pereira de Souza, que a acompanhou durante a internação, demonstrou estar aliviada por não precisar se deslocar até a capital. “Foi bom demais o hospital fazer agora este tipo de cirurgia, porque, antigamente, se quebrasse um braço, tinha de ir para Goiânia. É uma benção, só tenho de agradecer a Deus e a toda a equipe do Hospital.”

READ  Antônio Gomide encerra encontro da Comissão de Serviços e Obras Públicas

Cirurgias ginecológicas

A equipe de ginecologistas e obstetras do HESLMB recebeu reforço e, por isso, a unidade também passou a realizar, além dos partos naturais e cesarianas, ocorrências urgentes e emergências, como cirurgia de cisto ovariano hemorrágico, por exemplo. 

A primeira intervenção foi realizada com sucesso, e a paciente recebeu alta e retornou para casa. “Nossa equipe está pronta para atender a intercorrências gestacionais e ginecológicas”, relatou o diretor da unidade, que reforça a garantia do cumprimento à risca de todos os procedimentos de segurança sanitária  na unidade, para a proteção de todos contra a Covid-19.

Fonte: SES/Imed – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA