Geral

Hospital da Criança completa dez anos de funcionamento

Publicado

em


O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) vai completar, nesta terça-feira (23), dez anos de serviços prestados à população do  Distrito Federal. A unidade, que é referência em média e alta complexidade no tratamento de crianças e adolescentes, dos 29 dias de vida aos 18 anos, atingiu no final do mês de outubro a marca de 5.129.367 atendimentos de especialidades pediátricas.

HCB é referência no atendimento a especialidades pediátricas em média e alta complexidade – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Em números, o hospital fez 3 milhões e 157 mil exames laboratoriais e 713 mil consultas. Também foram realizadas mais de 271 mil diárias (175.919 internações e 95.806 hospital-dia), 62 mil sessões de quimioterapia, 76 mil raios X, 37 mil tomografias, dentre outros.

O HCB atingiu ótimos desempenhos em relação à satisfação do usuário, clima organizacional, apoio da comunidade de Brasília e em avaliações de órgãos de controle e de acreditação da gestão, e acumula certificações e reconhecimentos, isso porque tem uma gestão profissional comprometida com a transparência e atenção de forma integral centrada no paciente.

O hospital possui o selo de “Acreditado com Excelência”, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece a segurança, qualidade da gestão e melhoria contínua da cultura organizacional. Além disso, também recebeu o prêmio Quality Brasil 2021, referente à gestão de negócios, o comprometimento com o modelo latino-americano de excelência e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 10 anos, foram mais de 5 milhões de atendimentos na unidade – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O trabalho do HCB já foi reconhecido pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, quem afirmou que “este Hospital poderia facilmente servir de modelo para outros países, um modelo para o mundo”.

READ  Prefeitura de Brumadinho suspende alvará de funcionamento da Vale

Retrospectiva

Para celebrar o seu décimo ano de existência, o Hospital da Criança de Brasília promoveu uma série de ações ao longo de 2021.

Em janeiro, houve a inauguração de mais uma área de atendimento ambulatorial, com 18 consultórios e um novo ginásio de reabilitação. Em fevereiro, o HCB começou a usar um neuronavegador híbrido, que traz mais segurança para cirurgias cerebrais. Em março, o Hospital doou mais de seis toneladas de alimentos não perecíveis a instituições do DF que apoiam famílias mais vulneráveis na pandemia do coronavírus.

Em junho, o HCB inaugurou a exposição “Emoções”, com fotos de pacientes atendidos desde 2011. Em agosto, foi realizada cerimônia de homenagem aos mais de 300 voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) que atuam no Hospital.

O HCB é administrado pelo Icipe – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Em outubro, a Abrace recebeu R$ 9,5 milhões do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) para comprar um aparelho de ressonância magnética. O equipamento será doado ao HCB e a expectativa é de que esteja disponível em outubro de 2022.

História do HCB

O Hospital da Criança de Brasília foi idealizado a partir da experiência de pais cujos filhos foram diagnosticados com câncer e da equipe de profissionais da pediatria do Hospital de Base do DF. Eles criaram a Abrace, que mobilizou a sociedade civil para erguer um centro especializado, com recursos plenos e gerenciamento eficiente para o tratamento integrado e multiprofissional da criança e do adolescente.

Desde a sua inauguração, o HCB é administrado por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), associação de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos criada em 2009 pela Abrace com o objetivo de promover assistência à saúde, mediante a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, com ênfase também no ensino e na pesquisa em saúde.

READ  Cras do Recanto das Emas vai ter estacionamento

Implantado totalmente, com 30.892 m² de área construída, incluídas edificações de apoio, o Hospital tem 60 consultórios e 202 leitos de internação — dos quais, 38 são leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica —, um centro cirúrgico com cinco salas cirúrgicas de médio e grande porte, bem como hemodiálise, hemoterapia, quimioterapia e serviço de imagem, área de ensino e pesquisa, entre outros serviços.

As crianças e adolescentes atendidas no HCB são encaminhadas por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde e acompanhadas, de forma multiprofissional, por equipes de 13 especialidades diferentes.

Comemoração

O aniversário será comemorado com momento ecumênico, às 9h30, e concerto da Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), sob regência do maestro titular da OSTNCS, Claudio Cohen, às 10h, no próprio Hospital.

Confira a programação:

Culto ecumênico
Data: 23/11/2021 (terça-feira)
Horário: 9h30
Local: Hall central do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (AENW 3, Lote A – Setor Noroeste)

Concerto da Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Cláudio Santoro
Data: 23/11/2021 (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Hall central do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (AENW 3, Lote A – Setor Noroeste)

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA