Tocantins

Hospital Geral de Palmas oferta serviço de atendimento a mulheres em situação de violência

Publicado

em


Hospital Geral de Palmas oferta serviço de atendimento a mulheres em situação de violência

11/03/2021 – Luciana Barros/Governo do Tocantins

A violência contra a mulher tornou-se presente em nossa sociedade e ocorre em diversos lares. No mês da Mulher, o Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência (Nuave) no Hospital Geral de Palmas (HGP) completa dois anos de atuação, oferecendo um  suporte a pacientes que chegam  à unidade hospitalar, em qualquer situação de violência.

Só para se ter ideia, de abril de 2019 a dez de 2020 foram 4.524 atendimentos. Destes, 1.827  pacientes de todo o Estado foram avaliados pelo núcleo, como suspeitas de violências.  Deste total 944 foram violências  confirmadas e declaradas  (35% são mulheres em situação de violência e deste percentual, 8% são violências domésticas).

“O núcleo oferta um acolhimento, atendimento humanizado, e especializado à pessoa em situação de violência com direcionamento à rede de proteção e assistencial em que é sistematizado o atendimento. Quando a paciente chega ao HGP, ela recebe o atendimento médico necessário, no  intuito de salvar a vida desta mulher. Logo em seguida, o núcleo é acionado pelos profissionais de saúde ou realizamos uma busca ativa”, pontuou a psicóloga do serviço, Raphaella Pizani. Em seguida, a profissional enfatizou que “Depois disso, nossa equipe do Nuave realiza uma escuta qualificada e direcionada a esta mulher, para verificar o que ela precisa ou vai precisar, devidos seus receios, vínculos com o agressor. No ciclo da violência, a maioria das vezes a mulher se sente culpada, a protagonista da violência sofrida”.

A psicóloga destaca ainda a importância da denúncia. “A mulher precisa decidir denunciar o agressor e, logo em seguida, a gente aciona os órgãos de proteção da mulher. No momento da alta hospitalar, caso ela assim necessite, já sai com medida protetiva. Além disso, se necessário, encaminhamos para casas de abrigo e rede assistencial. Com isso, conseguimos  organizar toda esta rede proteção e assistência à Mulher e a continuidade de assistência psicológica e tratamento de saúde”, enfatizou.

 Parceiros

O Nuave atua em parceria com Rede de Proteção à pessoa em situação de violência como Delegacias Especializadas (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Delegacias Especializadas de Crimes Contra a Proteção à Criança e ao Adolescente (Deca) Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) Defensoria Pública (Nudem), Ministério Público Estado (MPE), Patrulha Maria da Penha e o Tribunal de Justiça, dentre outros pontos de atenção à saúde.

 Homenagem

O HGP recebeu das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Capital, por meio da Diretoria de Polícia da Capital da Polícia Civil do Tocantins, frascos com álcool em gel, com  mensagem incentivando a denúncia e os endereços das duas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (1ª e 2ª Deam) e da Central de Atendimento à Mulher 24 horas (CAM-24h). Os frascos de álcool em gel foram entregues  às mulheres acompanhantes, servidores e  pacientes  do HGP.

Edição: Thâmara Cruvinel 

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para obras do Hospital Geral de Araguaína nesta quinta, 11
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA