Tocantins

Hospital Geral de Palmas realiza segunda cirurgia de cardiopatia congênita em bebê de 11 meses

Publicado

em


Hospital Geral de Palmas realiza segunda cirurgia de cardiopatia congênita em bebê de 11 meses

30/04/2021 – Luciana Barros/Governo do Tocantins

O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou com sucesso a segunda cirurgia de cardiopatia congênita em uma bebê de 11 meses, nesta sexta-feira, 30. A partir de agora, a unidade passa a ofertar este tipo de procedimento em pacientes com cardiopatias congênitas na Hemodinâmica na unidade. A cirurgia foi conduzida pelos médicos especialistas do estado de São Paulo, em conjunto com a equipe multiprofissional qualificada do HGP, e a previsão é que se realizem mais cirurgias em quatro crianças, neste fim de semana, 1º e 2 de maio.

O cirurgião cardiologista, especialista em intervenções em hemodinâmica e cardiopatia congênita, Paulo Correa Calamita, explicou que o procedimento dura em média de duas a três horas. “A incidência da cardiopatia congênita é de um paciente a cada 100 nascidos vivos. Em dois terços desta patologia, precisam fazer uma correção, realizar o cateterismo, isso é bom, porque a internação é curta, alta médica em 24 horas, após o procedimento. Por meio da tecnologia, realizamos uma pulsão nos vasos da perna ou do pescoço, tornando-a menos invasiva. Os pacientes certamente terão mais qualidade de vida e ganharão peso, o que ajudará no desenvolvimento”, afirmou.

“Ela sentia cansaço e dificuldade de ganhar peso. Desde que nasceu, teve acompanhamento médico e tomava medicação, mas foi necessária a cirurgia. Eu achei muito bom poder realizar o procedimento no HGP, sem precisar sair do Estado. Conversei com o médico e fiquei mais tranquila, senti segurança”, declarou a tia da criança, Ângela Bezerra, que veio de Colinas do Tocantins.

“É uma satisfação para o HGP poder ofertar um serviço que vem auxiliar no tratamento das crianças diagnosticadas com cardiopatias congênitas. Fizemos todos os esforços para beneficiar estes pequenos pacientes”, destacou o diretor administrativo do HGP, João Carlos Dias Medeiros.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  CRA-GO empossa novos conselheiros e realiza eleição da nova diretoria
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA