Distrito Federal

“HRL por você, para você” leva afeto a pacientes com covid

Publicado

em


Para levar mais afeto aos pacientes internados com covid-19 neste momento tão difícil, longe da família e sem contato físico na unidade hospitalar, o Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, desenvolveu o projeto HRL por você, para você, idealizado pela equipe de enfermagem do pronto-socorro (PS).

Uma caixinha foi colocada à disposição dos familiares, na recepção do hospital, para que deixem cartas aos pacientes. E foi personalizada com os dizeres “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. No local estão disponíveis canetas e papéis coloridos para que os parentes e amigos deem seu toque pessoal à carta. Diariamente, o correio do PS recolhe o material e faz a entrega aos seus queridos destinatários.

A equipe do pronto-socorro pesquisa e toca as músicas preferidas dos internados, tornando mais leve o ambiente para o tratamento | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Eu levo o violão, nós cantamos algumas canções e sempre deixamos uma mensagem de motivação, fé e esperança para eles” Elias Lisboa, técnico de enfermagem

Além das mensagens de carinho e afeto, a equipe promove momentos musicais para tornar o ambiente mais leve. “Pesquisamos as músicas preferidas de cada paciente e colocamos como som ambiente nos momentos apropriados”, conta a gerente de Emergência do HRL, Cláudia Maria Mithie Suda Costa Joffily.

Nos fins de semana, mais uma atração para aliviar os dias difíceis: o técnico de enfermagem Elias Lisboa toca violão e a equipe canta junto com os pacientes. “Eu levo o violão, nós cantamos algumas canções e sempre deixamos uma mensagem de motivação, fé e esperança para eles”, relata. “É um momento de grande emoção”, completa Cláudia.

READ  Tradição das fiandeiras é retomada no Caub

Ao som do violão do técnico de enfermagem, os pacientes receberam cartinhas feitas pelas filhas do servidor. O registro do carinho pode ser visto em um mural criado na entrada do local de internação do pronto-socorro.

Correio do pronto-socorro recebe e entrega mensagens aos pacientes | Foto: Breno Esaki / Agência Saúde-DF

“Queremos também que os familiares percebam nossa assistência afetiva e tenham o sofrimento pela distância dos entes queridos amenizado” Cláudia Maria Joffily, gerente de Emergência do Hospital Regional Leste

Retorno positivo

Segundo a gerente, o retorno tem sido muito positivo tanto para os pacientes quanto para os servidores. “Os pacientes ficam felizes, emocionados. Isso traz um incentivo ao tratamento e afeta diretamente a recuperação deles”, diz. Além disso, ameniza também o dia a dia de trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente. “Os servidores ficam motivados, pois temos mais de um ano de pandemia e a equipe está exausta”, desabafa.

Os familiares, durante o Boletim Médico, foram avisados sobre a ação e ficaram satisfeitos em saber do acolhimento. “Esperamos que os pacientes se sintam abraçados, cuidados e a solidão típica do tratamento hospitalar da covid-19 seja diminuída”, destaca Cláudia. “Queremos também que os familiares percebam nossa assistência afetiva e tenham o sofrimento pela distância dos entes queridos amenizado”, finaliza.

READ  Saúde aplicou 24.663 doses de vacina contra a covid-19 no fim de semana

Decoração colorida, carinho e afeto

Além dessas ações, outras ideias surgiram para ampliar o atendimento humanizado no local. A equipe está implementando o prontuário afetivo – que além dos dados do paciente traz músicas preferidas, time do coração e outras informações sobre a personalidade.

Pelos corredores, uma decoração colorida com flores e luzes alegra o ambiente. Quem passa pela saída da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), pode ver um quadro onde constam as iniciais de pacientes que tiveram alta e venceram a covid. A enfermaria do andar que também possui pacientes em tratamento para a covid-19 recebeu decoração diferenciada, com palavras de força para quem está chegando.

Durante as refeições, mensagens de “bom dia”, “boa recuperação” e palavras motivadoras “força”, “fé”, “esperança”, “saúde” são colocadas nas bandejas de refeições para os pacientes como forma de levar ânimo.

Para os que estão atuando na linha de frente, as chefias, direção hospital e gerentes, prepararam uma homenagem: um mural com os nomes de cada um e palavras de agradecimento pelo trabalho e dedicação durante a pandemia. Um outro cantinho foi montado com fotos da equipe.

Confira o vídeo:

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA