Distrito Federal

Iges alerta para campanha sobre saúde mental

Publicado

em


Tratar uma doença vai muito além da cura física. Em vários casos, os cuidados com a saúde mental do paciente têm papel fundamental na recuperação. Sabendo disso, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) participa da edição de 2021 da campanha nacional Janeiro Branco, que busca conscientizar sobre a importância da saúde emocional na vida das pessoas.

Iges promove ação para cuidar da saúde mental dos funcionários |Fotos: Davidyson Damasceno/Ascom Iges -DF

O objetivo é chamar a atenção da população para os cuidados com a mente e estender esse alerta aos colaboradores diretos e indiretos das unidades administradas pelo instituto. A Gerência de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho organizou um cronograma de atendimentos individuais com psicólogos, além de sessões de acupuntura e acompanhamento nutricional, durante todo este ano.

“A promoção da saúde mental é essencial para que nossos colaboradores tenham a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais, principalmente em um momento delicado como esse de pandemia”, declara Leilane Oliveira, uma das responsáveis pelo setor. “Essa fase tem deixado tantas marcas emocionais e físicas nas pessoas, de maneira geral.”

READ  Quatro regiões do DF ficam sem energia nesta sexta-feira (18)

Estar bem para cuidar do outro
Ansiedade, tristeza, estresse e cansaço. Esses são alguns dos sintomas que podem ser desenvolvidos devido a uma rotina intensa de trabalho. Em 2020, diante dos enormes efeitos da crise sanitária, essas ameaças à saúde mental se mostraram ainda mais urgentes, de acordo com a psicóloga Luanda Veloso. “Foi um ano muito atípico e, para aprender a lidar com tantos sentimentos, é necessário se autoconhecer e cuidar da mente.”

Luanda é uma das responsáveis pelos atendimentos aos colaboradores ao longo do ano. As sessões de psicoterapia acontecem semanalmente ou a cada 15 dias, dependendo da demanda.

Ao saber da iniciativa, Máslova Toffolo, de 52 anos, deu o primeiro passo para começar bem o novo ano e agendou uma sessão com uma psicóloga. “Eu estava precisando dividir as aflições e angústias desse ano que passou. Foi bem difícil e precisava de um suporte para conseguir segurar o que vem pela frente”, desabafa a chefe do Núcleo de Gestão de Leitos do Hospital de Santa Maria (HRSM).

READ  "A vida tem que vencer", diz Tejota sobre a pandemia

Depois da consulta, ela já se sentia bem melhor. “Me senti mais leve. Achei super positiva essa iniciativa do Iges, porque isso vai nos ajudar a dar um atendimento melhor para os pacientes”, validou Máslova.

Suporte durante internação
Dentro das unidades de saúde geridas pelo Iges-DF, há uma rede especializada de psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. Esses profissionais são responsáveis por oferecer todo o suporte necessário durante o processo de hospitalização, para amenizar os efeitos psicológicos advindos do processo, além de tratamentos de doenças como transtornos alimentares e obesidade — no caso dos nutricionistas.

*Com informações do Iges-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA