Distrito Federal

Já atinge 25% a primeira grande reforma do Setor de Rádio e TV Sul

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Iniciada em setembro de 2020, a primeira grande reforma na história do Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS) avança e já atingiu 25% de execução. A região passa por uma requalificação urbanística a ser finalmente concluída, com previsão até o final deste semestre, impactando positivamente na vida de 40 mil pessoas que circulam pelo local.

Com investimento de R$ 4,3 milhões e a geração de aproximadamente 300 empregos, as obras no SRTVS contemplam a readequação do sistema viário, ênfase na acessibilidade nas calçadas para privilegiar pedestres e pessoas com deficiência, paisagismo, drenagem, pavimentação e sinalização vertical e horizontal. Tudo isso nunca havia sido feito anteriormente, mesmo se tratando de um importante setor da área central da capital que oferece diferentes serviços à população. 

Fim da hostilidade ao pedestre

Um novo espaço vai surgir nessa área, de acordo com a avaliação de Giselle Moll, secretária em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), com o fim da hostilidade que oferece especialmente ao pedestre. 

Finalmente o SRTVS será concluído. É um setor importantíssimo na vida urbana de Brasília e que nunca teve uma conclusão dos projetos da sua área pública. Apenas 10% das calçadas que existem lá possuem um calçamento adequado. Não há nenhum trecho que garanta mais do que 85 metros lineares de trajetos contínuos. E apenas 25% desses percursos contam com algum tipo de sombreamento. É um setor hostil ao pedestre, mas que vai mudar”, antevê. 

Atualmente, os profissionais da Pentag Engenharia Ltda., empresa responsável pela obra, concentram os serviços na demolição de concreto e asfalto; no cordão e no passeio em concreto; no assentamento das placas 40 x 40; na execução de meio-fio de concreto; na drenagem e na pavimentação asfáltica.

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“É uma revitalização urbanística. Estamos alargando as calçadas, organizando os estacionamentos, promovendo acessibilidade, fazendo sinalização. Há muitos anos não se via nenhum tipo de intervenção em algumas áreas do Plano Piloto, como o SRTVS, o Setor Comercial Sul e a W3”, destaca Janaína Chagas, secretária executiva de Obras da Secretaria de Obras.

Sombra, nivelamento e 30 km

O SRTVS vai ganhar mais 20 mil m² de novas calçadas, 130 bancos e 80 espécies de árvores para garantir sombra a quem transita na região. O calçamento previsto, inclusive, segue os moldes da revitalização da Avenida W3, com piso pré-moldado de 40 centímetros quadrados. Outra novidade é que as calçadas serão largas, com o mínimo de 1,5  metro de largura e o máximo de 8 metros de extensão.

Nos três pontos de entrada do SRTVS, serão usados tons de vermelho, cinza e branco para dar caracterização especial e atrativa. Além disso, os pontos de travessia para pedestres terão plataforma elevada – nivelando o asfalto à calçada -, reforçando a prioridade das pessoas em relação aos veículos. 

Usuários de bicicleta

O endereço também será uma Zona 30, com velocidade máxima permitida aos veículos de 30 km/h, como ocorre no Setor Hospitalar Sul. Dessa forma, carros, ônibus e bicicletas podem compartilhar as vias de forma mais segura. A propósito, as bicicletas vão ter vez e espaço no novo SRTVS com a instalação de 36 paraciclos – suportes usados para o estacionamento dos equipamentos usados nesse tipo de transporte.  

Para o servidor público e usuário de bicicleta como transporte público, Uirá Lourenço, as obras são mais do que bem-vindas. Ele também torce pela instalação de vagas para ciclistas, sinalização e, futuramente, a retomada do sistema de bicicletas compartilhadas.

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“Espero que as obras garantam acessibilidade, especialmente às pessoas com deficiência, pois a região é reconhecida pelas calçadas destruídas e invadidas pelos motoristas. Por estar o SRTVS localizado próxima à W3 Sul, importante corredor do transporte coletivo, espero que haja incentivo para as pessoas chegarem ao setor de ônibus e metrô, com melhorias nos pontos de embarque dos ônibus e cobrança das vagas públicas de estacionamento”, recomenda.

Mais vagas e organização

A readequação do sistema viário no SRTVS vai gerar um aumento de 64% no número de vagas regulares. Atualmente, o setor dispõe de 288 vagas públicas regulares na superfície, sendo 4 para idosos, 6 para deficientes, 21 para veículos oficiais e 257 para restante do público. Com o projeto, o número vai subir para 475 vagas regulares e 58 para motos. 

Além disso, a reforma organiza os estacionamentos com foco na criação de três portas de entrada: na frente da W3 Sul, onde há acesso pelo transporte coletivo; na frente do Shopping Venâncio, com a criação de um calçadão linear; e na área de terra da quadra 702 onde os carros estacionam, de frente para um colégio particular.

Toda essa reconfiguração do Setor foi feita em quatro anos de estudos pela  Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) em parceria com o Centro de Estudos de Espaços Públicos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB). O resultado está saindo do papel.

Fonte: Governo DF

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