Distrito Federal

Jardim Botânico amplia coleção com 272 mudas de orquídeas

Publicado

em


O Jardim Botânico de Brasília (JBB) adquiriu 272 mudas de orquídeas para ampliar a coleção do Orquidário Margaret Mee. As mudas de diversas espécies nativas e híbridas já embelezam o espaço, localizado na área de visitação.

O Jardim Botânico abre suas portas para visitação pública de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h | Foto: Divulgação/JBB

“As novas orquídeas chegam para deixar nosso orquidário ainda mais belo e florido. Elas foram escolhidas com muito carinho para surpreender os visitantes que gostam de curtir esse espaço tão especial”, comemorou a diretora executiva do JBB, Aline De Pieri.

“As novas orquídeas chegam para deixar nosso orquidário ainda mais belo e florido. Elas foram escolhidas com muito carinho para surpreender os visitantes que gostam de curtir esse espaço tão especial”Aline De Pieri, diretora executiva do Jardim Botânico de Brasília

As orquídeas (família botânica Orchidaceae, ordem Asparagales) não são plantas parasitas e se distribuem, principalmente, entre espécies epífitas (que se apoiam em outras espécies para se desenvolver) ou terrestres. Algumas apresentam pseudobulbos, que são estruturas de reserva de água e nutrientes.

READ  Parque Águas Claras recebe mil mudas neste domingo

Fazem parte de uma das famílias botânicas mais numerosas do Brasil e apresentam muitos híbridos, o que muitas vezes dificulta a identificação precisa de suas espécies, porém não diminui a paixão que causam em tantos apreciadores espelhados pelo mundo. O Jardim Botânico de Brasília abre suas portas para visitação pública de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h. O espaço respeita o distanciamento social e o uso de máscaras é obrigatório.

Na área de 200m², o visitante pode ter contato com a diversidade dessa espécie e se surpreender com a beleza das florações que ocorrem em diferentes épocas do ano | Foto: Divulgação/Jardim Botânico de Brasília

Sobre o Orquidário Margaret Mee

O Orquidário Margaret Mee do JBB compõe o Projeto de Paisagismo do Jardim Evolutivo, localizado na área de visitação. A edificação, projetada em madeira, abriga as coleções de orquídeas e possibilita ao visitante conhecer um pouco do universo destas plantas. Neste espaço, as orquídeas estão identificadas e catalogadas no sistema de registro das coleções do JBB.

Na área de 200m², o visitante pode ter contato com a diversidade dessa espécie e se surpreender com a beleza das florações que ocorrem em diferentes épocas do ano. Na coleção do JBB há aproximadamente 3 mil orquídeas – cerca de 983 espécies nativas e 2 mil híbridas – que ficam em exposição no Orquidário.

READ  HRSam tem pronto-socorro exclusivo para Covid-19

O nome do Orquidário Margaret Mee é uma homenagem à artista botânica inglesa, que se especializou na ilustração de plantas da flora brasileira, especialmente da Amazônia. Margaret Mee mudou-se para o Brasil em 1952, tornou-se uma renomada ilustradora científica de botânica, pelo Instituto de Botânica de São Paulo, em 1958.

Após sua morte em 1988, na Inglaterra, fundou-se em sua homenagem a Fundação Margaret Mee, para promover intercâmbio entre estudantes de botânica e ilustradores brasileiros que visam se especializar na arte da ilustração botânica científica.

*Com informações do Jardim Botânico de Brasília

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA