Política

Jeferson Rodrigues comenta sobre os 75 anos de independência de Israel

Publicado

em

Ao ocupar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 18, o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) fez menção aos 75 anos de independência de Israel. Ele lembrou que em 14 de maio de 1948, o país se tornou independente e contou com fundamental apoio do diplomata brasileiro Osvaldo Euclides de Souza Aranha.

Jeferson lembrou do holocausto em que, segundo ele, mais de seis milhões de judeus foram mortos e enalteceu a importância de Israel como um dos países, de acordo com ele, mais próximos do Brasil. “Acho importante valorizar essa data que é tão importante para nós”, disse o deputado.

Contexto Histórico

Segundo dados históricos, assim que Israel proclamou sua independência, menos de 24 horas depois, os exércitos normais do Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque invadiram o país, forçando Israel a defender a soberania que acabara de reconquistar em sua pátria ancestral. No entanto, na chamada Guerra da Independência, as forças de defesa expulsaram os invasores em batalhas que duraram aproximadamente 15 meses e custou a vida de seis mil israelenses, quase 1% da população judaica do país na época.

READ  Seduc produz material formativo sobre nivelamento no contexto escolar

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA