Geral

Jovens concluem o Programa Caminhos da Cidadania

Publicado

em


Os olhos estavam cheios d’água e o ambiente era de despedida, mas, também, de emoção por mais uma etapa vencida. Assim pode ser definido o sentimento dos 111 jovens que concluíram, na manhã desta terça-feira (26), o programa Caminhos da Cidadania. O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) trabalha com adolescentes dos 17 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos executados no Distrito Federal.

“Cheguei lá num momento em que eu estava com depressão; e foi onde fiz muitos amigos, que foram acolhedores e me ajudaram muito”, destaca Andréa dos Santos Lopes, 17 anos, moradora de Brazlândia.

Criado em 2011, o Caminhos da Cidadania é vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e destinado para adolescentes de 15 a 17 anos

“Ainda tem a bolsa. É o primeiro dinheiro que recebemos em nossa vida e lá no Caminhos da Cidadania os educadores dão dicas até de como devemos gastar”, completa Gabriel Pereira da Cruz, 18 anos, que emocionou a todos os presentes no evento ao prestar homenagem a colega de turma falecido recentemente.

“Esta é a primeira certificação de muitas que esses jovens vão receber”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “Nesse programa, eles aprendem sobre cidadania, direitos e empoderamento pessoal, entre outros assuntos. Eles dão aqui o primeiro passo de uma grandiosa caminhada em suas vidas”, complementa a gestora.

READ  Edição 2802

Caminhos da Cidadania

Criado em 2011, o Caminhos da Cidadania é vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e destinado a adolescentes de 15 a 17 anos.

O programa é feito em blocos chamados percursos, onde são abordados os mais diversos temas, e os objetivos são estimular a convivência social, a participação cidadã, a formação geral para o mercado de trabalho, o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e o retorno ou permanência no sistema regular de ensino.

Durante o programa, os jovens participantes recebem uma bolsa mensal de R$ 190, condicionada à frequência nas atividades e à frequência mínima em 75% das oficinas.

De acordo com pesquisa interna realizada pela Casa Azul Felipe Augusto, instituição parceira do Governo do Distrito Federal (GDF), cerca de 80% das pessoas que passaram pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sedes, atualmente, alcançaram o protagonismo de suas vidas. E o Caminhos da Cidadania faz parte desse serviço.

A Sedes desenvolve esse trabalho em 17 centros de convivência, seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e 18 organizações da sociedade civil (OSCs) parceiras de execução indireta, totalizando cerca de 4 mil participantes inscritos.

READ  Conselho de Transparência e Controle Social do DF retoma atividades

Os frutos do trabalho realizado ao longo dos anos nos centros de convivência são colhidos constantemente. Um dos destaques chegou, recentemente, às Olimpíadas de Tóquio. O atleta dos saltos ornamentais Kawan Figueiredo, medalhista pan-americano, que representou o Brasil no Japão, foi descoberto e incentivado por um educador social no Centro de Convivência do Gama.

* Com informações da Sedes

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA