Geral

Lançado edital para gestão compartilhada do Cine Brasília

Publicado

em


Patrimônio Cultural do Distrito Federal e tradicional templo do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Cine Brasília ganha chamamento público para gestão compartilhada com uma Organização da Sociedade Civil (OSC), no valor de R$ 2 milhões, para programação e gestão durante 14 meses.

O Cine Brasília pretende manter a oferta de sessões diárias em três horários – 17h, 19h e 21h –, priorizando a exibição de filmes nacionais e regionais de relevância artística e social | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Todo o detalhamento está no edital nº 35/2021, que foi publicado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), nesta terça-feira (26), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). As OSCs podem se inscrever a partir desta quarta-feira (27), até as 18h do dia 25 de novembro.

“A intenção da parceria é buscar os aprimoramentos necessários ao Cine Brasília e trazer melhorias e impacto positivo na gestão”Érica Lewis, subsecretária de Economia Criativa

“O Cine Brasília é uma das joias monumentais de Brasília e do conjunto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Nasceu com a função nobre de abrir as portas e oferecer arte à população. E segue cumprindo a missão de formar, por meio da cultura, gerações de cinéfilos”, destaca o secretário Bartolomeu Rodrigues.

READ  PF cumpre mandados contra suspeitos de comércio de mel falso

Caberá à OSC selecionada desenvolver estratégias e ações em consonância com a Coordenação Gestora do Cine Brasília, a ser composta por representantes da Secec, sociedade civil e instituição selecionada.

Fica facultada à organização a possibilidade de obtenção de créditos complementares por instrumentos como a Lei Rouanet ou a distrital Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A previsão é de que o Cine Brasília reabra já com a escolha da instituição selecionada.

“A intenção da parceria é buscar os aprimoramentos necessários ao Cine Brasília e trazer melhorias e impacto positivo na gestão”, afirma a subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis.

R$ 2 milhõesé o valor do contrato, com validade de 14 meses

A instituição deve enviar ficha de inscrição e proposta, em formato PDF, para o endereço eletrônico [email protected], devidamente identificada com o assunto “programação e gestão compartilhada do Cine Brasília”. Cada arquivo deve ter no máximo 20 MB. As propostas serão avaliadas por Comissão de Seleção, estabelecida na Portaria 192.

Templo para todos

O Cine Brasília pretende manter a oferta de sessões diárias em três horários – 17h, 19h e 21h –, priorizando a exibição de filmes nacionais e regionais de relevância artística e social, diferenciando-se da agenda de filmes mais comerciais das salas de shopping centers.

READ  Brasília e Fortaleza se unem para promover turismo cívico e criativo

O edital também determina que a programação do cinema contemple eventos complementares, como lançamento de livros de temáticas voltadas ao audiovisual, exposições de fotografias e de cartazes, lançamentos e exibições de mostras temáticas produzidas em parcerias com embaixadas.

O Termo de Colaboração determina o prosseguimento de políticas de estado de formação de novos públicos, atendendo a projetos da Secec envolvendo estudantes da rede pública, como Territórios Culturais, Cultura Educa e A Escola Vai ao Cinema.

Uma das novidades que o edital prevê é a cobrança de ingressos por meio de bilheteria eletrônica (com uso de cartão de débito ou crédito) e vendas on-line, além da tradicional aquisição de entradas em espécie no local.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA