Cidades

Lançado pacote de ações para qualificação profissional em todo o Estado

Publicado

em

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, lançou nesta terça-feira (10/05) o projeto “2022: O Ano da Qualificação em Goiás”, ação que envolve programas de órgãos do governo estadual e de entidades, com o objetivo de reforçar o desenvolvimento e capacitação dos trabalhadores goianos para ocupação de vagas de emprego em todo o Estado.

Para superar a diferença existente entre oferta de vagas de emprego e baixa qualificação dos trabalhadores, o Governo de Goiás criou conexões com outros parceiros na promoção de ações de capacitação dos goianos. “Esta iniciativa é para dar foco na importância da qualificação profissional. Temos mais de 5 mil vagas no banco do Programa Mais Empregos, mas muitas delas não são preenchidas por falta de qualificação profissional”, declarou o secretário da Retomada, César Moura.

A Retomada vai oferecer, até o final de 2022, mais de 25 mil vagas de cursos de qualificação, via Colégios Tecnológicos (Cotecs), com aulas presenciais, nas 17 unidades, e on-line em todo o Estado. A previsão de investimento total neste ano é de R$ 76,2 milhões, com foco em cursos nas áreas de Gastronomia, Finanças, Segurança do Trabalho, Saúde, Computação gráfica, Instrumentos e Vestuário.

READ  Goinfra lança Patrulhas Mecânicas Regionais para executar serviços em vias da zona rural

A importância da união de esforços de vários entes foi destacada na fala do diretor superintendente do Sebrae em Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. “Nós temos a oportunidade de realmente conseguir provocar essa mudança e efetivamente trazer os resultados que todos nós esperamos. Qualificando a mão de obra, dando condições àqueles que buscam a sua primeira oportunidade de emprego”, declarou ele.

Parceira da Retomada no Incubacoop e no Programa Coopera Goiás, o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO) marcou presença no evento para apresentar propostas envolvendo cooperativismo e melhoria do currículo dos trabalhadores. “Nós estaremos a disposição para os cursos de formação, principalmente nas áreas do empreendedorismo e do cooperativismo que é uma forma inteligente de empreender”, anunciou o presidente do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira.

Para o presidente executivo da Adial Goiás, Edwal Portilho, além da falta de qualificação, a falta de interesse pelas oportunidades é outro problema na ocupação das vagas de trabalho ofertadas. “Nós temos realmente hoje um dilema para ser enfrentado. Em uma reunião com membros da Adial eu fiz uma pesquisa rápida e tínhamos lá 5 mil vagas abertas e sem condições de serem ocupadas. Mas acho que nós também precisamos avançar nesse desafio de mudança de mentalidade”, disse Edwal.

READ  Pacote de projetos na CCJ

Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Virmondes Cruvinel; o vice-reitor da Universidade Federal de Goiás, Jesiel Carvalho; a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia, Alethéia Cruz; o presidente da Acieg, Rubens Fileti; o presidente do Sinduscon, Cezar Mortari, a professora da PUC Goiás, Marília Rabelo Holanda; o superintendente do Senar, Dirceu Borges; o presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho; o diretor regional Sesc/Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim.

Fonte: Secretaria da Retomada – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA