Política

Lêda Borges comanda encontro da Comissão da Criança e do Adolescente hoje, às 13h30

Publicado

em


Os parlamentares integrantes da Comissão da Criança e do Adolescente do Poder Legislativo estadual se reúnem nesta terça-feira, 16, a fim de deliberarem sobre nove processos aptos à votação. Dentre eles, sete com parecer da relatoria pela aprovação e dois com entendimento pela rejeição, além de um processo distribuído.

A reunião híbrida terá início às 13h30, comandada pela presidente do colegiado, deputada Lêda Borges (PSDB). Os trabalhos poderão ser acompanhados ao vivo pela população e pela imprensa, por meio de transmissão da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A propositura que institui a Política Estadual Criança Consciente e Adolescente Consciente, com finalidade de informação e prevenção a violências e abusos sofridos por crianças e adolescentes, se destaca com parecer favorável da relatoria.

Conforme o texto do processo nº 4109/20, assinado pelo deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), o objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes para que consigam identificar abusos e violências, e quando houver alguma violação de seus direitos, saibam onde pedir ajuda e denunciar.

Maior conscientização

Também tem destaque o texto do Programa de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Primeira Infância, voltado à conscientização de crianças. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro (Patriotas) pela aprovação, o objetivo da proposta da deputada Lêda Borges, no texto do processo nº 4999/20, é “ajudar a moldar, desde a tenra idade, o conceito de que a violência contra a mulher é algo ruim e errado”.

READ  EBC lança nova TV Brasil Animada no mês das crianças

Lêda afirma que a violência contra as mulheres é uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, pois pode atingir seu direito à vida, à saúde e à integridade física. “O problema da violência contra a mulher, dentre outros, é o de trazer muitas consequências às mulheres atingidas no âmbito psíquico, social, econômico e, principalmente, físico.”

Rol completo de matérias

Votação

Processo nº 3884/19 – Deputado Bruno Peixoto – Altera a Lei nº 19.519 de dezembro de 2016, que obriga a apresentação do cartão da criança ou da caderneta de saúde no ato da matrícula dos alunos da educação infantil e da primeira etapa do ensino fundamental. Relatado pelo deputado Henrique Cesar pela aprovação. 

Processo nº 1992/20 – Deputado Dr. Antonio – Estabelece a obrigatoriedade de etiqueta de advertência para o uso moderado de telas eletrônicas por crianças de até de anos. Relatado pelo deputado Henrique Cesar pela rejeição. 

Processo nº 2011/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre a procedência na tramitação dos procedimentos judiciais que tenham como objeto a adoção de menores. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi pela rejeição. 

Processo nº 4109/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual Criança Consciente e Adolescente Consciente, com finalidade de informação e prevenção a violências e abusos sofridos por crianças e adolescentes. Relatado pelo deputado Jeferson Rodrigues pela aprovação. 

READ  Chico KGL dá início a reunião da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento

Processo nº 4382/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Cria o selo Empresa Parceira da Juventude. Relatado pela deputada Lêda Borges pela aprovação. 

Processo nº 4999/20 – Deputada Lêda Borges – Cria o Programa de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Primeira Infância, voltado à conscientização de crianças. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro pela aprovação. 

Processo nº 5176/20 – Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre a criação do Observatório de Proteção Integral à Juventude. Relatado pelo deputado Jeferson Rodrigues pela aprovação. 

Processo nº 5222/20 – Deputado Bruno Peixoto – Torna obrigatória a reserva de assentos próximos para crianças, adolescentes e seus responsáveis no transporte público intermunicipal. Relatado pela deputada Lêda Borges pela aprovação. 

Processo nº 5278/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre a contratação de jovens em projetos e eventos esportivos e culturais em Goiás. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro pela aprovação. 

Distribuição

Processo nº 5688/20 – Deputado Amilton Filho – Proíbe licitar ou contratar serviços e permitir a investidura de cargos públicos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional, por pessoa condenada, com sentença transitada em julgado, pela prática de qualquer modalidade de abuso sexual contra menor. Relator deputado Talles Barreto. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA