Política
Lêda Borges propõe título de cidadania goiana ao gaúcho Luis Barcellos Hogem

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 2198/22, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB), cujo objetivo é a concessão do Título de Cidadania Goiana para o gaúcho Luis Barcellos Hogem.
Natural de Porto Alegre (RS), o homenageado é formado em Educação Física, credenciado pelo Conselho de Educação Federal, analista sociocultural do Distrito Federal e mestre em judô. “O presente projeto de lei visa nada mais do que o reconhecimento de Goiás a uma personalidade importante para nosso Estado”, coloca Lêda Borges, em sua justificativa parlamentar.
A deputada frisa que Luis Barcellos Hogem iniciou sua caminhada marcial na década de 70, com apenas oito anos de idade, no Clube do Exército, por intermédio de seu pai; e, aos 15 anos, começou seu trabalho social com o judô. “Em 1981, já como servidor público, foi designado para fundar a escolinha no DEFER – Distrito Federal, onde se aposentou após 37 anos de trabalho”, acrescenta.
Lêda Borges ressalta, ainda, que: “Em 1981, Hogem se mudou para Valparaíso de Goiás, “para auxiliar na fundação da escola do Sensei Inácio, o 56° Budokan de Ryuzo Ogawa (introdutor do Judô no Brasil). Mais tarde, se desvinculou e realizou trabalhos sociais na cidade, formando vencedores nos tatames e na vida”.
E conclui: “Após 26 anos de ótima atuação em Valparaíso de Goiás, foi reconhecido como o “Pai do Judô da cidade”. Em parceria com os pais e a esposa, Ivanilda Rodrigues de Oliveira Barcellos, professora 2° dan, fundou o Judô Clube Katsumoto, que oferece aulas gratuitas”.
A proposição, assinada por outros parlamentares com assento no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, está em discussão e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Alego.
-
Nacional17/05/2022
Eletrobras anuncia lucro de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre
-
Cidades14/05/2022
Na 3ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, no 5º Mutirão do Governo de Goiás, Rogério Cruz viabiliza moradia a 512 famílias, e afirma: “Ajudamos goianienses a realizar sonhos que pareciam impossíveis”
-
Cidades14/05/2022
Goiás tem a sétima menor taxa de desemprego do país
-
Cidades14/05/2022
Mutirão leva serviços, benefícios e saúde à região Oeste de Goiânia
-
Nacional18/05/2022
Governo federal regulamenta o teletrabalho na administração pública
-
Cidades14/05/2022
Caiado cumpre agenda em Doverlândia e Piranhas, neste domingo, 15
-
Nacional14/05/2022
Cineasta Breno Silveira morre aos 58 anos
-
Nacional14/05/2022
SP: policiais que fizeram disparos na Cracolândia são identificados