Distrito Federal

Live sobre jogos escolares nesta sexta-feira (30)

Publicado

em


O canal EducaDF, mantido pela Secretaria de Educação no Youtube, transmite nesta sexta-feira, 30, a partir das 16h, a primeira reunião panorâmica sobre os Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs-2021), Paralimpíadas Escolares e Jogos da Juventude.

A Diretoria de Educação Física de Desporto Escolar (Defide) organizou o evento on-line com representantes das principais organizações das competições do esporte escolar nacional. “Ainda há dúvidas dos estudantes e professores de como serão essas competições, por isso  tivemos essa iniciativa de fazer uma live para explicar como serão disputas e como cada organização esportiva programou as ações. Serão duas horas de programa detalhando as competições”, explicou Marcelo Ottoline, diretor de Educação Física da Secretaria de Educação.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal assinou a adesão aos JEBs-2021 em março deste ano

Jogos Escolares Brasileiros 2021

As competições dos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs-2021) incentivam a participação dos estudantes atletas brasileiros em atividades desportivas com objetivo de promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal assinou a adesão aos JEBs-2021 em março deste ano. O grande evento esportivo está previsto para acontecer de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro. A realização ainda depende da situação da pandemia de covid-19 nos próximos meses.

READ  Felipe Jonatan vibra com 50 jogos pelo Santos e projeta decisão contra o Boca

A competição tem a intenção de reunir estudantes dos 26 estados e do Distrito Federal. Para participar do evento é necessário passar por seletivas regionais até chegar à etapa nacional, em que os atletas escolares representam o colégio de origem. Nos Jogos Escolares Brasileiros, os jovens devem estar matriculados em uma instituição de ensino até 30 de abril de 2021 e cursando regularmente as aulas até a data de realização do evento.

As disputas nos Jogos Escolares Brasileiros serão feitas entre estudantes de 12 a 14 anos, nascidos exclusivamente nos anos de 2007 a 2009. No caso das modalidades de ginásticas artística e rítmica, na categoria feminina, há exceção, pois serão realizadas apenas para as nascidas nos anos de 2009 e 2010.

Os primeiros colocados de cada modalidade irão receber medalhas, classificação para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em dezembro, em Brasília, e poderão pleitear o Bolsa-Atleta para o ano de 2022.

Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude são competições destinadas a atletas Sub-18 anos, na faixa etária de 15 a 17 anos, que estejam regularmente matriculados na rede de ensino. Neste ano, a previsão é que mais de 4 mil jovens dos 26 estados e do Distrito Federal participem da edição. As competições estão previstas para ocorrer de 16 de novembro a 1° de dezembro de 2021, em Aracaju/SE.

READ  Comissão rejeita matéria que suspende prazo de garantia sobre produtos

Serão disputas em 16 modalidades esportivas. Nas categorias individuais serão atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e ginástica rítmica. Já nas modalidades coletivas serão basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Paralimpíadas

Os estudantes com deficiência física, visual e intelectual também participam das competições esportivas. Atletas  de todo país, de 11 anos a 18 anos, poderão participar da Paralimpíadas Escolares 2021. Os jogos estão previstos para ocorrer em novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Os estudantes poderão competir nas modalidades de atletismo, bocha, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol PC, goalball, basquete em cadeira de rodas 3×3, parabadminton, futebol de 5 e voleibol sentado.

Jogos Escolares do DF

Os Jogos Escolares do DF e outras ações esportivas desse segmento atendem cerca de 15 mil estudantes, de escola públicas e privadas. O calendário das competições e mais informações sobre as disputas serão divulgados assim que as aulas presenciais forem retomadas.

A competição faz parte do calendário nacional de eventos da cidade e foi oficialmente regulamentada pela Lei nº 6.060/2018.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA