Nacional

Maguito Vilela esteve internado durante maior parte da campanha à prefeitura

Publicado

em


source
Maguito Vilela
Instagram

Maguito Vilela tomou posse como prefeito no dia 1º por meio de um documento assinado eletronicamente.

Maguito Vilela, ex-prefeito de Goiânia, que morreu nesta quarta-feira  (13), passou a maior parte da campanha no hospital , devido a complicações causadas pela Covid-19 (Sars-CoV-2). Ele estava parcialmente sedado quando recebeu a notícia da vitória e teria chorado, segundo relatou uma enfermeira ao seu filho Daniel. Foi Daniel, ex-deputado e presidente estadual do MDB, que representou o pai na maioria dos compromissos de campanha.

A situação de Maguito oscilou nos mais de dois meses de internação. Em 30 de dezembro, um boletim médico registrou que ele respondia a estímulos e tinha “longos períodos de despertar”. Nos últimos dias, contudo, o quadro piorou devido a uma infecção pulmonar . Ele tomou posse no dia 1º por meio de um documento assinado eletronicamente . Em seguida, a Câmara dos Vereadores aprovou um pedido de licença.

Maguito começou sua trajetória política como vereador em Jataí (GO), sua cidade natal, em 1976. Foi eleito pela Arena , partido que dava apoio à ditadura militar. No decorrer do mandato, filiou-se ao PMDB , partido no qual ficaria o resto da vida (atual MDB). Já na nova legenda, foi eleito deputado estadual em 1982 e deputado constituinte em 1986.

READ  É Tudo Brasil leva ao ar entrevista com Nicolas Behr na Rádio Nacional

O político viveu o auge da sua carreira política na década de 90. Em 1990, foi eleito vice-governador na chapa de Iris Rezende, cacique histórico do MDB em Goiás. Em 1994, com apoio de Iris, foi eleito governador . Na época, o Datafolha o apontou como governador mais bem avaliado do Brasil. Não disputou a reeleição, contudo, porque Iris tentou voltar ao cargo. Maguito concorreu ao Senado e foi eleito.

Ele tentou voltar ao governo estadual outras duas vezes, mas foi derrotado em ambas: em 2002 perdeu para Marconi Perillo (PSDB) e em 2006 foi derrotado por Alcides Rodrigues (do PP, atual Progressistas).

Após o fim do seu mandato no Senado, em 2007, Maguito foi indicado para uma vice-presidência do Banco do Brasil (BB). Sua indicação foi rejeitada pelo conselheiros representantes dos acionistas minoritários do banco, mas acabou sendo aprovado. Em 2008, Maguito foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia (GO), sendo reeleito quatro anos depois.

READ  Primeira cota do IPTU no Rio de Janeiro vence dia 7 de fevereiro

Maguito também tem relações com o futebol: foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dirigente do Vila Nova, clube de Goiânia.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA