Geral

Mais 23 pontos de testagem disponíveis para a população

Publicado

em


A partir desta terça-feira (18), a população do Distrito Federal vai contar com mais 23 pontos para fazer o teste de covid-19, além das unidades básicas de saúde (UBSs) e locais de ampla testagem. Os testes disponibilizados pela Secretaria de Saúde poderão ser feitos gratuitamente em drogarias espalhadas pelo DF (veja os locais ao final do texto).

Cada novo ponto de testagem receberá, inicialmente, 500 kits do teste rápido de antígeno (TR-Ag) e fará o controle do seu estoque. Quando for necessário, solicitará reabastecimento pela Secretaria de Saúde | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A ação é uma parceria da pasta com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF) que, junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), selecionou os estabelecimentos de testagem. Cada um deles receberá, inicialmente, 500 kits do teste rápido de antígeno (TR-Ag) e fará o controle do seu estoque. Quando for necessário, solicitará reabastecimento pela secretaria.

“A liberação de novo quantitativo de testes está condicionada à comprovação, pela farmácia, da notificação no sistema de todos os testes realizados, independentemente de o resultado ser positivo ou negativo”, explica Fabiano dos Anjos, diretor de Vigilância Epidemiológica.

Nesta segunda (17), foram treinados farmacêuticos que vão atuar nesta iniciativa inédita no Distrito Federal | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Nesta segunda-feira (17), profissionais da saúde treinaram os farmacêuticos que vão atuar nesta iniciativa inédita no DF. Durante o treinamento, foram orientados quanto à utilização do sistema e-SUS, no qual são registradas as informações do exame, como data de realização, resultado, lote e data de validade.

O uso da plataforma pelas drogarias parceiras atende à determinação do Ministério da Saúde (MS), que pede a notificação de todos os testes realizados, ressalta o diretor de Vigilância Epidemiológica. “A partir das informações coletadas e disponibilizadas no sistema, é possível avaliar de maneira mais sensível o comportamento epidemiológico da transmissão da covid-19 no DF”, afirma Fabiano.

READ  Profissionais da Segurança e da Saúde podem se vacinar nos pontos da Sejus

De acordo com André Godoy, diretor da Vigilância Sanitária, nem todas as drogarias que se inscreveram para a testagem da secretaria atendiam aos requisitos sanitários e documentais para fazer os testes. “O estabelecimento precisa ter uma sala com circulação de ar e espaço para evitar filas e aglomerações”, explica o gestor.

As farmácias que participam da ação têm liberação para aplicar os testes de covid-19 por 60 dias, prazo que pode ser prorrogado, conforme o cenário epidemiológico. “Os pontos foram liberados de maneira emergencial e provisória. A Vigilância Sanitária vai fiscalizar os locais para mitigar os riscos de transmissão”, informa André.

Critérios e locais de testagem

As farmácias particulares que farão os testes disponibilizados pela Secretaria de Saúde seguem os mesmos critérios de público-alvo dos outros pontos de testagem do órgão: quem está sintomático ou teve contato com casos confirmados da doença. São sintomas, por exemplo, tosse, febre, dor de garganta, falta de ar e perda de olfato ou paladar.

Os testes serão realizados de segunda a sexta, das 10 às 19h. Conheça os pontos:

Farmácias Descontão
– Avenida das Castanheiras, Lotes 820 Lojas 6/7, Águas Claras
– QSC 19 Chácara 26 Conjunto H Lote 7A, Taguatinga
– QNN 17 Conjunto H Lojas 2/3/4, Ceilândia

READ  Estradas rurais da Aguilhada são recuperadas

Drogaria São Rafael
– Quadra 36 Lote 10, Gama

Drogaria Brasil
– CL 214 Lote B Loja 2, Santa Maria

Drogaria Colorado
– Rua da Praça, Lote 17 Loja A, Vila Planalto

Drogaria Drogacenter
– QNE 16, Lote 1 Loja 1, Taguatinga Norte
– Rua 4 A, Chácara 1 Lote 13 Loja 1, Vicente Pires
– Rua Copaíba, Lotes 10 a 12, Águas Claras
– QNM 18 conjunto G Lote 1, Ceilândia
– Rua 5, Chácara 102, Lote 32, Vicente Pires
– QNO 17, Conjunto I, Lote 3, Loja 6, Ceilândia Norte
– QD 203, Lotes 28/29, Recanto das Emas
– QS.412, Conjunto A, Lote 2, Samambaia Norte
– QC 8, Lote 4, Loja 1, Taguatinga Centro
– CLSW 104, Bloco A, Loja 58, Sudoeste
– ST SHD Bloco N, Lojas 9 a 12, Planaltina
– Avenida Central, Lote 470, Loja 1, Núcleo Bandeirante
– Quadra 12, Comércio Local 1A, Sobradinho
– QN 7, Conjunto 6, Lotes 20 e 22, Riacho Fundo
– Quadra 23, Conjunto 17, Lote 1, Paranoá
– SIA Trecho 10, S/N, Lote 10, Lojas 56, 58 e 60, Zona Industrial Guará
– QNO 6, Conjunto B, Lote 58, Loja 3, Ceilândia

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA