Cidades
Mais de 38 mil servidores de Goiânia terão que se recadastrar a partir de janeiro
1º Censo de Recadastramento Previdenciário será anunciado nesta quarta-feira (12) pelo prefeito Iris Rezende.

A Prefeitura de Goiânia vai realizar o 1º Censo de Recadastramento Previdenciário da história da cidade, a partir de janeiro de 2019. O projeto será anunciado pelo prefeito Iris Rezende, nesta quarta-feira (12/12), às 9 horas, em evento no 6º andar do Paço Municipal.
O Censo integra o Processo de Modernização Administrativa da Previdência Social de Goiânia e vai permitir a atualização e organização dos dados dos 38.881 servidores ativos e inativos vinculados à administração municipal. As informações serão armazenadas de forma digital no novo sistema de tecnologia que a prefeitura está implantando no Instituto de Previdência.
Segundo o prefeito Iris Rezende, o recadastramento dos servidores é um avanço para o funcionalismo porque quando se tem informações corretas e bem organizadas há mais segurança e celeridade no atendimento público. ?Com o Censo de Recadastramento e sistema de tecnologia, que vai permitir o gerenciamento digital de dados e a integração de informações com os órgãos de controle, vamos reduzir o tempo de concessão dos benefícios e facilitar a vida dos nossos servidores, que poderão acompanhar pela internet seus dados funcionais, cadastrais e financeiros. Isso é um avanço?, comenta o prefeito.
O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia, Silvio Fernandes, diz que a atualização dos dados é fundamental para se evitar falhas e fraudes. Ele diz que os dados previdenciários eram organizados de forma praticamente manual e isso provocava muitos erros e inconsistências nas informações e na tramitação dos processos.
Os servidores terão três meses, a partir de janeiro, para realizarem a atualização de seus dados. A Prefeitura de Goiânia vai instalar três postos de atendimentos em pontos diferentes da cidade para facilitar o acesso do funcionalismo. Um estará no Paço Municipal, outro no Instituto de Previdência, no setor Oeste e haverá ainda um posto de atendimento itinerante, que terá sua localização alterada de acordo com a demanda dos funcionários públicos de Goiânia.
O Censo de Recadastramento Previdenciário vai englobar os servidores ativos, inativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes. O processo de coleta de informações terá três tipos de coleta de dados: o Censo Cadastral, o Censo Funcional e o Censo Financeiro.
O Censo Cadastral vai atualizar os dados pessoais dos servidores, o Censo Funcional tem foco na atualização do histórico funcional, como cargo ocupado, data de admissão, vínculos anteriores e benefícios concedidos. Já o Censo Financeiro envolve a atualização da base remuneratória de contribuição dos servidores.
O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia, Silvio Fernandes, explica que uma base de dados atualizada e consistente possibilita maior eficiência na realização da Avaliação Previdenciária Atuarial, que define a política previdenciária nos Estados e municípios. Ele diz que, com base nestas informações, será possível estimar quando o segurado vai adquirir direito para aposentar, probabilidades em relação às pensões por morte, previsão do cálculo de compensação previdenciária com o INSS, entre outros.
Serviço
Apresentação das novas tecnologias para a Previdência Social de Goiânia e do 1º Censo de Recadastramento Previdenciário
Data: quarta-feira, 12 de dezembro
Horário: 9 horas
Local: auditório do 6º andar, no Paço Municipal
Por: Portal Goiânia
Confira mais notícias no Jornal Gazeta do Estado, jornal impresso com circulação nos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Publicação de Edital de Protesto, Edital de Intimação, Edital de Notificação, Edital de Desmembramento, Edital de Retificação, Edital de Comunicação, Edital de Licitação, Edital de Pregão, Edital de Proclamas, Balanço e notícias de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. O Jornal Gazeta do Estado possui Central de Distribuição em Goiânia, Brasília e Palmas. Fique bem informado, acesse: http://gazetadoestado.com.br
-
Política5 dias atrás
Novo defensor público-geral assume e pede investimentos para DPU
-
Nacional7 dias atrás
Enem 2020: ministro da Educação diz que abstenção foi de 51,5%
-
Nacional6 dias atrás
Governo tem novo recorde de aprovação de agrotóxicos na história do Brasil
-
Nacional6 dias atrás
Pazuello diz que estados começam a imunização já nesta segunda (18)
-
Nacional7 dias atrás
Enem na pandemia tem abstenção recorde: 51,5%, diz ministro da educação
-
Nacional5 dias atrás
Ex-senador Magno Malta deixa vazar foto íntima em publicação
-
Nacional6 dias atrás
Amazonas: temendo colapso, cidades vão transferir pacientes para outros estados
-
Distrito Federal6 dias atrás
Estão abertas as inscrições para estágio no GDF