Goiás

Marinha inaugura Capitania Fluvial de Goiás

Publicado

em


O vice-governador Lincoln Tejota representou o governador Ronaldo Caiado na ativação da Capitania Fluvial de Goiás (CFGO),  na manhã desta sexta-feira (5), no centro de Goiânia. Durante o evento, o capitão de Fragata Divanildo Felipe Santiago foi investido no cargo de capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Goiás.

Goiás era a única federação brasileira sem uma capitania. As águas em território goiano faziam parte da jurisdição da Capitania Fluvial de Brasília (CFB). Agora, a CFGO vai atuar principalmente nas comunidades náuticas de 202 municípios goianos.

“Esse é um marco na história do nosso Estado. A vinda da Marinha era um anseio antigo não só do Governo Estadual, mas também da população. Eu não tenho dúvida que essa ativação é só o começo de uma parceria muito produtiva e proveitosa entre Governo de Goiás e Marinha do Brasil”, disse o vice-governador Lincoln Tejota.

Goiás abriga grandes bacias hidrográficas como o Rio Araguaia, Paranaíba, Rio Corumbá e o Rio Meia-Ponte. Além dos lagos formados do represamento de hidrelétricas como Serra da Mesa, Três Ranchos, Corumbá, São Simão, Lago das Brisas, entre outros. Essa vasta extensão faz com que aumente a atividade fluvial, não só de pesca ou profissional, mas também de lazer.

READ  Ministro da Justiça Flávio Dino visita Goiás e entrega viaturas do Pronasci 2

A nova capitania que está sendo implantada terá como uma de suas funções contribuir para o aumento da eficiência dos serviços de salvaguarda da vida humana, prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações e segurança do tráfego aquaviário.

Com a implantação da sede da Capitania Fluvial em Goiânia, os proprietários de embarcações que moram Goiás não precisam mais se deslocar até o Distrito Federal, onde eram regularizados os documentos necessários para navegar em rios e lagos localizados em território goiano.

Quando faziam parte da mesma jurisdição, Goiás e Distrito Federal totalizavam cerca de 330 mil km² de extensão e somavam mais de 53 mil embarcações inscritas, configurando a quarta maior frota dentre as capitanias do país.

O ex-governador de Goiás, Iris Rezende; o atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; deputado estadual Bruno Peixoto e vereadores participaram da cerimônia, além de representantes das Forças de Segurança de Goiás.

​Comunicação Vice-Governadoria do Estado de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA