Política

Matéria de Virmondes Cruvinel propõe o Dia Estadual do Escritor Goiano

Publicado

em


Por meio do projeto de nº 5981/21, o deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) propõe instituir no calendário oficial do estado de Goiás, o Dia Estadual do Escritor Goiano. A matéria sugere que a data seja celebrada anualmente no dia 29 de abril, mesma data de fundação da Academia Goiana de Letras (AGL), no ano de 1939. 

De acordo com a propositura, a instituição cultural, criada por Colemar Natal e Silva, é a mais antiga do Estado. O órgão, consultivo para assuntos da cultura do Governo de Goiás, sem fins lucrativos, foi reconhecida de Utilidade Pública, em 1962, pela Lei Estadual nº 4.400, e, em 1990, pela Municipal nº 6.939.

Conforme a justificativa da matéria, os principais objetivos da Agência Goiana de Letras são “cultuar, zelar e difundir a língua portuguesa e a literatura brasileira, em especial, a produzida no Estado”. Da mesma forma, o parlamentar destaca que a aprovação do projeto em questão se dá em prol da cultura goiana.

Publicado em junho deste ano, a proposta foi distribuída à relatoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL). Caso tenha parecer favorável com aprovação do colegiado, o projeto seguirá para deliberação em duas fases de votação, no plenário do Legislativo goiano.

READ  Governo do Tocantins debate saúde do homem em Encontro Estadual

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA