Tocantins

Metrologia Estadual orienta população sobre compra de produtos do tradicional almoço do Dia das Mães

Publicado

em


Metrologia Estadual orienta população sobre compra de produtos do tradicional almoço do Dia das Mães

06/05/2021 – Cejane Borges/Governo do Tocantins

No próximo domingo, 8, é a comemoração do Dia das Mães e muitas famílias reúnem-se à mesa para celebrar a data. Com a pandemia do novo Coronavírus, que impõe o distanciamento social necessário e a não aglomeração, o tradicional almoço de domingo provavelmente será com menos pessoas em casa, mas com o mesmo sentimento de celebração.

E, para orientar o consumidor que irá adquirir os produtos para fazer uma refeição em família, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), orienta a população sobre a compra de produtos pré-embalados que são comercializados nos estabelecimentos varejistas.

Como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a AEM ressalta que quanto mais consciente e bem informado o consumidor estiver, mais harmoniosas serão as relações comerciais. “Faz parte do nosso escopo de trabalho a atuação educativa, promovendo o conhecimento ao cidadão e reforçando ao comerciante a importância em atender a toda a legislação metrológica”, aponta Rérison Castro, presidente da Agência de Metrologia.

Produto pré-embalado

O produto pré-embalado ou pré-medido é aquela que é medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização. Toda embalagem deve vir com a indicação de quantidade. Embalagens de tamanhos iguais podem conter quantidades diferentes. A indicação da quantidade refere-se exclusivamente ao produto, o peso da embalagem não deve estar incluído.

Produtos comercializados em bandejas devem ter suas informações afixadas por etiquetas. Podemos citar como exemplo de produtos pré-medidos: feijão, arroz, óleo, leite, sabão em pedra, pão, entre outros.

Atenção na hora das compras

Aves e suínos congelados: Aves e suínos congelados (como frangos, peru e pernil) devem estar dispostos nas gôndolas de supermercados devidamente etiquetados, informando o peso líquido (quantidade de fato contida, descontando o peso da embalagem).

Pescado: Ao comprar peixe congelado pré-embalado, como bacalhau por exemplo, atenção para o peso líquido do pescado que deve estar indicado, de forma clara, na rotulagem do produto e não deve considerar o peso da embalagem nem a camada de glaciamento que consiste na aplicação de uma fina camada externa de gelo que servirá de proteção para o produto.

Refrigerantes, vinhos e chocolates, muito procurados nesta época, devem declarar, de forma clara e na vista principal do produto, a quantidade que está sendo comercializada.

Produtos enlatados como ervilhas, milho, palmito em conserva e frutas ou doces em calda são imersos em líquidos. Nesses casos, as embalagens devem indicar o peso drenado (apenas a quantidade do produto principal) e o peso líquido (a quantidade do produto principal mais o líquido).

Produtos pré-embalados: alguns produtos pré-embalados como queijos, carnes, frutas, nozes, castanhas ou bacalhau seco são etiquetados pelo próprio estabelecimento. Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara).

Compras on-line

Para ampliar as opções de vendas, quase todos os estabelecimentos comerciais contam com a venda on-line. E, caso o consumidor faça essa opção, é importante redobrar os cuidados.

A Agência de Metrologia orienta pela busca de sites seguros, estabelecimentos formais e de boa reputação para ter certeza que receberá o produto anunciado. Além disso, é fundamental pesquisar preços para checar se os descontos oferecidos são reais – muitas vezes os preços são reajustados previamente e, durante o período de promoção, voltam ao valor de origem para configurar descontos.

“E não esquecer de exigir a nota fiscal de compra, que é a garantia em necessidade de troca”, destaca o presidente da AEM.

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Câmara convoca ministro da Defesa para explicar compra de picanha e cervejas
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA