Política

Minissérie nas redes sociais da Assembleia conta a história de quase 60 anos da atual sede do Legislativo goiano

Publicado

em


Quase 60 anos de história como sede do mais representativo dos Poderes no Estado, o Palácio Alfredo Nasser faz parte e ajuda a contar a história de Goiânia e de Goiás. A sede própria do Legislativo, na Alameda dos Buritis, foi inaugurada no dia 1º de março de 1962. Na época, o Parlamento goiano se encontrava na quarta Legislatura (1959-1963) e seu presidente era Luiz Fernando da Silva (PTB). Na inauguração, o prédio recebeu o nome de Palácio dos Buritis. Posteriormente, por projeto de lei do então deputado Ary Valadão, a sede da Alego recebeu o nome de Palácio Alfredo Nasser.

Além de ter abrigado a sede do Legislativo de Goiás, o prédio é também um dos mais importantes ícones da arquitetura moderna de Goiânia. O projeto, dos arquitetos Eurico Calixto de Godoi e Elder Rocha Lima, refletia o espírito de mudança que remete à própria construção de nossa Capital: aberta às inovações e técnicas construtivas do início do século 20 e que adapta elementos das vanguardas estéticas europeias. Godoi e Rocha Lima se inspiraram no colega francês Le Corbusier, que concebeu uma arquitetura racional-funcionalista.

A influência pode ser vista na fachada sem ornamentos, erguida por pilotis (colunas circulares que criam um vão livre), janelas em fita contínua e integração com o Bosque dos Buritis. O conceito de planta livre, presente já na fachada, é reproduzido no interior do edifício. Logo na entrada principal, o visitante se depara com um saguão amplo e de fácil circulação. A facilidade de acesso também está na concepção do plenário, onde uma galeria foi posicionada para acolher os visitantes que quisessem acompanhar os trabalhos dos deputados estaduais. 

READ  Allysson Lima defende votação para encampação da Enel em Goiás

Assim que a transferência para a nova sede for concluída, o prédio será devolvido à Prefeitura de Goiânia, que ainda não definiu qual destinação dará ao Palácio Alfredo Nasser. 

Nova sede 

Desde a década de 1970, a Alego precisou fazer uma série de reformas e construir anexos para expandir a área útil do Palácio Alfredo Nasser. A necessidade crescente de adaptações e ampliações foi um dos motivos que levou à construção de uma nova sede.

O Palácio Maguito Vilela vai resolver essa demanda: a necessidade de mais espaço para os trabalhos legislativos. Nos 44 mil m² de área construída, a nova sede possui departamentos administrativos e gabinetes maiores e mais modernos para acomodar servidores e parlamentares e atende às demandas atuais relacionadas à Tecnologia da Informação.

Os visitantes também serão recebidos com mais conforto. Além de espaços mais amplos para circulação, o plenário terá área maior para acolher o público visitante. Alem disso, o prédio foi projetado e construído dentro dos conceitos mais modernos de  sustentabilidade. O projeto do edifício foi pensado para tornar mais racional e inteligente o consumo de água e energia elétrica.

READ  Gerente fala sobre a consolidação do terceiro setor no ambiente político

Além disso, o projeto arquitetônico permite aproveitamento da luz solar para iluminar e a ventilação das áreas de circulação. Apenas os ambientes fechados são climatizados e iluminados artificialmente. Também foram pensados vários dispositivos para o reaproveitamento de água.

A água usada para limpeza e jardinagem virá de reservatórios de coleta de água da chuva e do sistema de ar condicionado. Na área externa, 52 caixas de recarga de lençol freático favorecem a permeabilidade do solo. A minissérie que mostra as duas sedes do Poder Legislativo goiano é postada às quartas-feiras no Twitter, Facebook e Instagram da Alego. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA