Geral

Mobilização fortalece prevenção de riscos de famílias vulneráveis

Publicado

em


O encontro reuniu profissionais das unidades do Cras, do Creas e do CCFV | Fotos: Divulgação/Sedes

Padronizar procedimentos técnicos para aprimorar a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foi com esse objetivo que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promoveu sete oficinas com gerentes das unidades socioassistenciais que ofertam o serviço e profissionais envolvidos para integrar as ações no atendimento às famílias vulneráveis, reforçar a prevenção de situações de risco social e fortalecer vínculos familiares.

Participaram profissionais das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV).

“A ideia é complementar o trabalho social das famílias com outros serviços da Proteção Social Especial. Então, foi feita a articulação para aprimorar a organização da oferta. É essa articulação entre os serviços que vai aprimorar o atendimento”Clayton Andreoni, diretor de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sedes

“Foram encontros voltados para organização e aprimoramento da oferta do serviço. A maior parte dos servidores atuam na perspectiva dos serviços de convivência, não da oferta, mas dessa organização. A ideia é complementar o trabalho social das famílias com outros serviços da Proteção Social Especial. Então, foi feita a articulação para aprimorar a organização da oferta. É essa articulação entre os serviços que vai aprimorar o atendimento”, detalha o diretor de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sedes, Clayton Andreoni.

READ  Mimoso de Goiás: 29 famílias terão casas a custo zero

As sete oficinas foram realizadas entre 27 de outubro e o dia 5 deste mês. Os encontros foram divididos por áreas para atender unidades socioassistenciais que abrangem as 33 regiões administrativas. No total, foram mais de 200 profissionais discutindo ações para aprimorar o SCFV. “Separamos os encontros por região de desenvolvimento social”, explicou o diretor.

O objetivo dos encontros foi discutir e a aprimorar as diretrizes gerais expressas na Informação Técnica Dicon n° 14/2021. “Foram encontros de discussão para aprimorar a organização e a oferta do serviço de convivência, referenciamento ao Cras e articulação com outros serviços que ele complementa. Não foi uma capacitação, porque, nesses encontros, fizemos discussões coletivas e reflexões que vão melhorar as diretrizes gerais e o módulo de gestão de demandas para operacionalizar essa oferta”, explicou Clayton Andreoni.

Trabalho preventivo e proativo

As unidades do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fazem um trabalho preventivo e proativo com as famílias mais vulneráveis para evitar situações de risco social. Crianças, adolescentes e idosos são divididos em grupos por faixa etária.

READ  Governo de Goiás adota novas medidas sanitárias para prevenção da gripe aviária

As atividades específicas são desenvolvidas por profissionais da assistência social de acordo com as particularidades de cada grupo. Os CCFVs têm o objetivo de ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos integra o conjunto de serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais novas oportunidades de reflexão sobre a realidade social. Dessa forma, contribui para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social 

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA