Nacional

Moradoras da Ilha de Marajó fazem exames preventivos contra o câncer

Publicado

em


Hoje (23) é o último dia para que mulheres que moram na Ilha de Marajó (PA) possam realizar os exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero. A iniciativa faz parte do Outubro Rosa e é realizada por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), do Ministério da Saúde, dentro do programa Abrace o Marajó.

A campanha levou dez médicos especializados em ginecologia e obstetrícia para a região. Eles estão atendendo na embarcação Soares de Meirelles, da Marinha do Brasil, que ocupou o porto do município de Breves.

Tainara Rodrigues, uma das mulheres que foram atendidas pela iniciativa, disse que sabe a importância da prevenção. “Esse é um exame que pode salvar vidas. Ele é muito importante para a saúde das mulheres. A pior sensação que existe é saber que essa doença está te vencendo”, disse. Nos últimos anos, Tainara perdeu uma prima e viu a tia passar por mastectomia, quando a mama é retirada, para tratar a doença.

Abrace o Marajó

Segundo o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, a Região Norte, onde a Ilha do Marajó está localizada, é a que tem uma das maiores taxas de mortalidade para o câncer de mama e de colo de útero do país. “Por isso, tivemos um olhar especial para o Marajó, uma região de difícil acesso”, disse Câmara.  Dos 50 municípios da ilha, oito possuem os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

READ  Yanomamis pedem 'urgência' ao STF na retirada de garimpeiros de suas terras

O Ministério da Saúde também está capacitando os profissionais de saúde para inserção do dispositivo intrauterino (DIU). “A gente que trabalha na zona rural precisa muito. Trabalhar grávida, com a nossa dificuldade de deslocamento, é muito difícil”, disse professora na zona rural do município marajoara de Melgaço (PA), Diellica Oliveira de Carvalho.

Outra ação em desenvolvimento na ilha é a Força Pré-Natal do SUS, que atende 16 municípios ribeirinhos no Pará. O objetivo é capacitar 120 profissionais de saúde na assistência à gestante.

Todas essas iniciativas fazem parte do programa Abrace o Marajó, iniciativa interministerial coordenada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e que também traz ações nas áreas de educação e infraestrutura. O objetivo é levar desenvolvimento socioeconômico para a região.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA