Cidades

Moradores da capital podem solicitar abrigo para corujas em espaços públicos

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia vem reforçando as ações de revitalização e preservação dos espaços públicos. Estes locais contam agora com abrigos específicos para proteção de pássaros e corujas. Para solicitar a cobertura, os goianienses podem ligar na Central de Atendimento da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) por meio dos telefones 35248555/35248500, pelo aplicativo Prefeitura 24h ou pelo WhatsApp 62 985968555.

Recentemente, equipes de obras estiveram na região Oeste, onde instalaram um novo abrigo. Depois da implantação inédita desses pequenos logradouros, em agosto deste ano, na Vila João Vaz, foi a vez do Jardim do Cerrado IV receber a ornamentação. O espaço contemplado foi o pátio da Unidade de Saúde da Família. A Praça Espírito Santo, no Jardim das Amendoeiras, também está na programação para receber a instalação do equipamento.

O objetivo principal da Prefeitura é o de oferecer um local de proteção para as aves de rapina que habitam em áreas urbanas. Além de proteger do sol, os abrigos evitam depredação e atos de vandalismo contra o ninho. A iniciativa nasceu a partir da observação de inúmeros ninhos localizados em espaços de revitalização, e do cuidado dos colaboradores da Companhia em não danificar os buracos com o maquinário utilizado nesses locais.

READ  Vítimas de clonagem podem pedir a troca de placa junto ao Detran
Foto: Divulgação Comurg

Vale ressaltar que toda estrutura do abrigo é construída com material proveniente  de retalhos de madeira que sobram da produção de mesas e cadeiras confeccionadas pela marcenaria/serralheria do órgão. A madeira advém de árvores caídas em vias públicas e removidas pela Comurg e todo o material é reciclado e reaproveitado em projetos paisagísticos que enfeitam as praças da capital.

Segundo a coordenadora geral da Unidade de Saúde do Jardim Cerrado IV, Luciana Oliveira, as corujas habitam o pátio há mais de sete anos. “As corujas têm papel fundamental no combate a animais peçonhentos, como cobras, que aparecem aqui, já que estamos próximos a uma região de mata. Atendemos cerca de 10 mil pessoas por mês e temos muito cuidado com a segurança dos frequentadores”, pontua.

Rondinelli Dantas, da editoria de Urbanização

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA