Nacional

Mostra em museu paulistano recria ateliê do modernista Brecheret

Publicado

em


Como parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna, o Museu Catavento apresenta a exposição O Ateliê de Brecheret. Aberta no dia 11 deste mês, a mostra ocorre justamente no local em que trabalhou o escultor Victor Brecheret, no Palácio das Indústrias, onde hoje funciona o Museu Catavento.

São 220 metros quadrados de área expositiva, com holografias das esculturas, ferramentas e desenhos do artista. A exposição remonta a história do escultor e reconstitui o espaço em que ele produziu suas obras.

As visitas podem ser de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no piso superior do museu.

O encontro de Brecheret com os modernistas Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Di Cavalcanti se deu quando os artistas foram visitar o Palácio das Indústrias, ainda na época da construção. Eles foram surpreendidos com a presença de Brecheret, que usava o espaço como ateliê, e ficaram impressionados com as obras do escultor.

Então com 25 anos, Brecheret tinha o estilo que os modernistas buscavam e rompia com a arte acadêmica tradicional. Ele é considerado um dos ícones do modernismo e teve o maior número de obras expostas na Semana de Arte Moderna de 1922. Ele não estava no evento, mas teve 12 esculturas expostas no Teatro Municipal.

READ  Mostra inédita reúne obras de Antônio Poteiro em Goiânia

O Monumento às Bandeiras, que fica no entorno do Parque do Ibirapuera, é considerado sua principal obra.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA