Geral

Muito amor no preparo da ceia especial em Planaltina

Publicado

em


O masterchef Vinícius Rossignoli virou fã do Nosso Natal. Em sua terceira participação no evento, levou, além da habilidade com a gastronomia, empolgação e amor para temperar a ceia especial de Natal do restaurante comunitário de Planaltina.

Quem compareceu para o almoço do Nosso Natal pôde escolher entre pernil ao molho de abacaxi, fricassê, farofa com especiarias, arroz, feijão e salada. Para beber, suco de abacaxi com hortelã, e a sobremesa servida foi manjar de coco com calda de ameixa. Tudo por R$ 1,00.

Quem compareceu ao almoço do Nosso Natal em Planaltina pôde escolher entre pernil ao molho de abacaxi, fricassê, farofa com especiarias, arroz, feijão e salada | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Rossignoli conta que fica ansioso o ano inteiro aguardando o evento. Para ele, é uma oportunidade de compartilhar técnicas diferentes com quem faz a comida no dia a dia dos restaurantes comunitários. “É uma troca de experiência bem interessante. E, no final das contas, cozinhar é juntar pessoas. Se a comida for ruim, ninguém vem. Quando fazemos com amor, é o mesmo que dizer eu te amo”, diz empolgado.

“Natal é época de amor, de fé, de afeto. E eventos como esse representam exatamente o espírito natalino”Luciano Carvalho, secretário de Obras

No total, foram preparadas 5 mil refeições entre marmitas para serem levadas e servidas no refeitório, que estava caprichosamente decorado pela equipe da Secretaria de Obras. Um dia antes eles estiveram por lá, ornamentado o local.

“Natal é época de amor, de fé, de afeto. E eventos como esse representam exatamente o espírito natalino. É sempre bom ver o brilho nos olhos das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam de apoio. Para nós da Secretaria de Obras, será sempre uma honra contribuir com momentos significativo como esses”, afirma o secretário Luciano Carvalho.

O secretário de Governo, José Humberto, e o chef Vinícius Rossignoli, que participa do Nosso Natal pela terceira vez: “É uma troca de experiência bem interessante”

Diversão e vacina

Enquanto a parte gastronômica estava sendo muito bem conduzida pelo masterchef, os secretários de Governo do DF, José Humberto Pires, e de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Mateus Oliveira; a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e os administradores regionais de Planaltina, Célio Rodrigues; da Fercal, Fernando Gustavo Silva, e de Sobradinho, Abílio Castro Filho, acompanhavam as atividades recreativas na área externa do restaurante.

Desde cedo, servidores da Secretaria de Saúde aplicavam vacinas contra a covid-19 (primeira e segunda doses e dose de reforço) e gripe. Enquanto técnicos da Emater distribuíam mudas de alface, um total de 1.600, e tiravam dúvidas sobre agricultura. O Rotary Clube também disponibilizou um pediatra e dois técnicos para aferir pressão.

“É um dia festivo e de prestação de serviços. Estamos dedicando hoje nossas vidas como servidores e gestores”Célio Rodrigues, administrador regional de Planaltina

Para a criançada, tinha brinquedo inflável, pula-pula, totó e pintura de rosto. Tudo preparado pela administração regional. “É uma grande satisfação o que estamos fazendo hoje, poder proporcionar este momento para a comunidade que é carente. Muitas famílias não têm oportunidade de ter uma ceia em suas casas. É um dia festivo e de prestação de serviços. Estamos dedicando hoje nossas vidas como servidores e gestores”, disse o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues.

READ  Direto do CT: Timão se reapresenta e continua preparação tática

“Comida boa e saborosa”

Antes das 11h, pessoas já aguardavam para comprar a refeição, como o senhor Francisco Deusdediti. Ele almoça com frequência no restaurante comunitário e pela primeira fez ia participar do Nosso Natal. “Ontem a comida estava boa e minha expectativa é de que hoje seja ainda melhor”, disse.

Desde cedo, servidores da Secretaria de Saúde aplicavam vacinas contra a covid-19 (primeira e segunda doses e dose de reforço) e gripe

Aline Emille Barros da Silva e o filho Heitor Gutemberg almoçaram a ceia de Natal. Segundo ela avaliou, a iniciativa é um presente em dias difíceis. “A comida está muito boa e saborosa. A gente fica feliz com a oportunidade de comer um prato tão gostoso com um preço que a gente pode pagar. Eu ainda peguei duas mudas de alface para dar pro meu pai”, contou Aline.

Já Luciana Freitas aproveitou e levou a filha de 14 anos, Ana Clara Souza, para a segunda dose da vacina contra a covid. Ficou surpresa com o que viu. “Eu nem sabia que tinha toda esta estrutura. Muito bom, sem fila e tranquilo”, afirmou.

Trabalho e envolvimento

O secretário de Governo, José Humberto Pires, destacou o trabalho e o envolvimento da equipe do Governo do Distrito Federal na realização do evento, motivada pela liderança do governador Ibaneis Rocha e pela sensibilidade da primeira-dama Mayara Noronha, que lançou o Nosso Natal.

“A única palavra que posso dizer é: emocionante. A gente fica arrepiado de ver a satisfação das pessoas com essa ação social. O quanto tão pouco significa tão muito”José Humberto Pires, secretário de Governo

“A única palavra que posso dizer é: emocionante. A gente fica arrepiado de ver a satisfação das pessoas com essa ação social. O quanto tão pouco significa tão muito. Andei de mesa em mesa e as pessoas estavam alegres com o pouco que têm. Isto que a gente faz é um complemento para trazer um pouco mais de alegria para as pessoas neste período de Natal. Mostra a importância da fraternidade, solidariedade e do amor que nós temos que ter pelo próximo”, disse.

READ  Volta de 'Friends': ator revela detalhes sobre episódio especial que vem por aí

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, a iniciativa é extraordinária, por proporcionar uma refeição especial de Natal elaborada por grandes chefs. “Esse programa tão bonito leva refeição de qualidade para a população que mais precisa, por um preço simbólico. Reflete a solidariedade e o espírito natalino desse momento”, ponderou.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, foi ao restaurante comunitário e destacou que o projeto é resultado de um governo atencioso e com olhar diferenciado para a população. “O Nosso Natal oferece um cardápio feito com produtos selecionados, de qualidade, a um preço bem acessível. Além de garantir segurança alimentar das pessoas que vieram aqui, a ação oportuniza que elas experimentem sabores incríveis, com toque de chefs renomados. Só um governo com sensibilidade faz essa entrega à sua população”, avaliou Denise.

Esta foi a terceira edição do evento coordenado pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. Além de Planaltina, a ceia natalina também foi servida nos restaurantes comunitários de Ceilândia, Estrutural, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Gama, Brazlândia, Pôr do Sol, Itapoã, Paranoá, Santa Maria e São Sebastião.

*Com informações das Secretarias de Governo, de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Obras, Emater-DF e Administração Regional de Planaltina.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA