Política

Município de Goianira é o destaque desta semana da série “Isso é Goiás” nas redes sociais da Assembleia Legislativa

Publicado

em


A origem de Goianira está ligada à religiosidade, pois foi a partir da construção de uma capela em homenagem a São Geraldo que o povoado passou a existir. Inicialmente, teve o nome do próprio santo. Em tempos posteriores, também teve o nome de Itaim e Itaitê, antes de se tornar a atual Goianira.

Em meados da década de 20, antes da construção de Goiânia, o povo goianirense vivia basicamente da agricultura de subsistência. Os poucos comércios que existiam ficavam às margens da estrada entre Campinas (que na época era município) e a cidade de Goiás. Somente na década de 30, que o distrito de São Geraldo começou a se desenvolver, graças à construção da nova capital. O então modesto povoado passou a fabricar madeira para suprir a necessidade das obras. Nos anos seguintes, também forneceu ainda por muito tempo, mão de obra para diversas atividades profissionais em Goiânia.

Com o passar do tempo, a cidade foi crescendo e se desenvolvendo. Hoje, com o incremento da economia local, a população não precisa ir até a capital para encontrar produtos e serviços que precisa. O comércio e os serviços são diversificados e continuam se expandindo constantemente. O polo industrial também tem experimentado crescimento ano a ano e já conta com importantes empresas.

READ  Encerramento das Atividades

O município, que integra a região metropolitana de Goiânia, agora respira novos ares e muitas empresas, que antes não encontravam atrativos para investir na cidade, hoje enxergam o município com outros olhos.

Em termos populacionais, Goianira também vem crescendo espantosamente. De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são mais de 46 mil habitantes.

O crescimento mudou a paisagem urbana, a cidade é outra, dinâmica e desafiadora. O estabelecimento de novas empresas na região trouxe novos empregos para a população e mais recursos para serem investidos no município. E a antiga São Geraldo, hoje é motivo de orgulho para seus habitantes. 

Goianira estampa essa semana a campanha Isso é Goiás, publicada semanalmente nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA