Cidades

Na 3ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, no 5º Mutirão do Governo de Goiás, Rogério Cruz viabiliza moradia a 512 famílias, e afirma: “Ajudamos goianienses a realizar sonhos que pareciam impossíveis”

Publicado

em

Em continuidade à programação deste sábado (14/05) da 3ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, no 5º Mutirão do Governo de Goiás, o prefeito Rogério Cruz sorteou 512 famílias para o programa Moradia Goianiense, entregou mil cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade, e cartões do programa Renda Família +Mulher a beneficiárias que não puderam comparecer às entregas oficiais. O evento ocorre no Conjunto Vera Cruz até domingo (15/05), e conta com 57 serviços da prefeitura divididos em estandes.

Lançado em fevereiro, o programa municipal de habitação Moradia Goianiense tem por objetivo viabilizar a construção de 15 mil novas unidades habitacionais na capital, até dezembro de 2024. O primeiro empreendimento será construído no Conjunto Vera Cruz, em parceria com os governos estadual e federal. Do total sorteado nesta etapa, 128 famílias comporão o cadastro principal e outras 388 integrarão o cadastro de reservas.

As famílias serão divididas por grupos, conforme definido por legislação federal. Assim, 3% das unidades são destinadas a portadores de necessidades especiais, 3% para idosos e outros 94% ao cadastro geral.

Conforme regras estabelecidas pelo programa, as famílias sorteadas passarão por uma primeira análise para validação das informações prestadas, como comprovação de renda, comprometimento financeiro e quaisquer outras restrições. Após a verificação desses dados, a gestão municipal fará uma análise social da família, que deverá atender requisitos como tempo de moradia na capital há mais de três anos e não ter sido beneficiada por outro programa habitacional em nível municipal, estadual ou federal.

READ  Prefeitura usará tecnologia LED na iluminação pública em Goiânia

A relação dos sorteados está disponível na página da Seplanh Goiânia na internet, em goiania.go.gov.br/seplanh. A secretaria entrará em contato com os sorteados para encaminhamento das providências necessárias.

A Prefeitura de Goiânia prevê que as obras do empreendimento no Conjunto Vera Cruz sejam concluídas até maio de 2023, quando as famílias devem receber as chaves. Cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço integrada, totalizando 44,12 metros quadrados, área de convivência e garagem.

Antônia Nascimento de Souza, 34 anos, foi uma das contemplados pelo Moradia Goianiense. Ao ser chamada por Rogério Cruz, revelou: “Quando ouvi meu nome, pensei: será que sou eu mesma? Nem estou acreditando. Estou feliz demais”, disse.

“É muito gratificante ver sonhos realizados. Essas famílias pagarão menos de 250 reais por mês para terem suas casas, graças ao subsídio da prefeitura e do governo estadual. É muito menos do que um aluguel. O que estamos vendo aqui é a felicidade de pessoas que realizam sonhos que, até bem pouco tempo, pareciam impossíveis”, destacou Rogério Cruz. Ele lembrou que é necessário que as famílias mantenham cadastros atualizados, para que possam ser beneficiadas.

READ  Governo do Tocantins realiza reparos em rodovias estaduais

Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, afirmou que a parceria entre prefeitura e governo estadual tem permitido trazer mais dignidade à população, sobretudo por meio de programas assistenciais, como o Moradia Goianiense.

O prefeito encerrou agenda deste sábado com assinatura de ordem de serviço para construção do Ecoponto Eldorado Oeste, no Residencial Eldorado Oeste. Os ecopontos são estações que dispõem de caçambas distintas para cada tipo de resíduo e armazenamento correto dos materiais. A população pode depositar resíduos de construção civil (tijolos, argamassa, madeira, telha, entre outros), materiais recicláveis, bens domésticos inservíveis, pneus, resíduos de poda de árvores e óleo de cozinha usado. A prefeitura disponibiliza quatro ecopontos na capital e, até final de 2024, serão construídos mais 20.

Participaram do evento os secretários Valfran Ribeiro (Seplanh), Valéria Pettersen (Relações Institucionais), Michel Magul (Segov), Wellington Bessa (Educação); Luan Alves (Amma), controlador geral do Município, Gustavo Cruvinel, chefe de gabinete do prefeito, José Firmino, e os secretários de estado Adriano da Rocha Lima (governadoria), Tiãozinho Porto (Sedec), Denílson Trindade (Seplanh), dentre outras autoridades.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA